Acidentes fora do horário de trabalho deixam tanto trabalhadores quanto empregadores confusos sobre quais são os direitos do empregado e como se portar perante a situação.
Elaboramos o artigo de hoje para ajudar empregadores e colaboradores a entender os direitos do trabalhador em caso de acidente fora do expediente de trabalho.
Entenda a legislação
Conforme a legislação de acordo com a Lei nº 8.213/91 se equipara ao acidente de trabalho aquele que acontece no percurso do trabalhador realizado do trabalho para casa ou de casa para o trabalho.
Por isso, de acordo com o entendimento jurisprudencial, o empregado necessita estar no caminho que realizar frequentemente tanto de ida quanto de volta à empresa.
Porém, os acidentes conhecidos como de trajeto ou percursos que ocorreram entre as datas de 12 de novembro de 2019 e 20 de abril de 2020, não entram nessa modalidade, afinal, a MP 905 que estava em vigor na época extinguia a equiparação.
Direitos do trabalhador em caso de acidente fora do trabalho
Agora que já entendemos os pontos sobre o acidente de trajeto, vou mencionar agora quais são os direitos do trabalhador que sofre um acidente fora do trabalho, confira:
Indenização: quando o trabalhador sofre o acidente fora do ambiente em que realiza suas atividades laborais, o mesmo não possui direito a indenização, isso ocorre pois não há nexo de causalidade entre as ações da empresa e o trabalhador acidentado.
Salário caso o trabalhador necessite de ausentar por causa do acidente: mesmo que o empregado necessite se afastar das atividades laborais é responsabilidade da empresa arcar com a remuneração do trabalhador nos primeiros 15 dias de afastamento.
Emissão do CAT: a empresa é obrigada a realizar a emissão do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), afinal o CAT é exigido pelo INSS para reconhecimento de acidente de trabalho, acidente de trajeto ou doença ocupacional.
Direito ao Auxílio-Doença: mesmo quando o acidente ocorreu fora do horário de trabalho, o trabalhador pode ter direito ao benefício do INSS que é pago 15 dias após o afastamento, ressaltando que o trabalhador nessa situação precisa entrar com o pedido de afastamento junto ao Instituto que deverá arcar com o repasse financeiro de acordo com a perícia médica do INSS e regras para obtenção do benefício.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
O post Direitos do trabalhador que se acidenta fora do horário de trabalho apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui