Muitos brasileiros decidiram deixar a velha carteiraassinada e arriscar um trabalho autônomo em busca de seus sonhos. Mas aindaexiste a dúvida se há direitostrabalhistas para MEI. É fato que podem acontecer diversos imprevistos quenecessitem de direitos trabalhistas paraMEI.
Para se tornar o dono do seu próprio negócio se encontrammuitas dificuldades, tanto financeiras, quanto estruturais. Mas o sistema MEI éuma forma de legalizar esse trabalho e oferecer direitos e deveres a quem opratica.
Claro que no Brasil os direitos trabalhistas para MEI existem e tornam vantajoso a legalização de uma empresa, seja ela nova ou não. Neste artigo mostraremos de forma clara, todos os benefícios trabalhistas que são oferecidos à categoria através da formalidade de microempreendedor.
Direitos trabalhistas para MEI
Se você se encaixa na condição de microempreendedorindividual, precisamos dizer que além das obrigações a respeito de pagamento decarga tributária, limite de faturamento e outros, você também possui direitos trabalhistas para MEI.
Abaixo listaremos esses direitos para que entende quetrabalhar autônomo de forma legalizada não é bom apenas para o governo, maspara a garantia de benefícios a você e a sua família em situações inesperadas.
Cobertura previdenciária
O primeiro da lista dos direitos trabalhistas para MEI a ser citado é a coberturaprevidenciária. Todos os meses é feito o pagamento de uma guia e nesse valor jáestá incluso o que é encaminhado ao INSS gerando um fundo previdenciário que tedará respaldo em situações necessárias.
Aposentadoria por invalidez ou idade
Todo mundo pensa no futuro e nele entra a tranquilidadede saber que sua aposentadoria estará garantida. Esse benefício também fazparte dos direitos trabalhistas para MEI.Além disso, o tempo de contribuição através da CLT pode ser juntado aotempo via MEI.
A aposentadoria do MEI, como a de qualquer outrotrabalhador pode acontecer por idade – 60 anos para mulheres e 65 anos parahomens – desde que tenha pelo menos 15 anos de contribuição, isso porque o MEInão oferece a possibilidade de aposentadoria por tempo de contribuição.
Outra forma em que pode acontecer a aposentadoria é porinvalidez, tendo contribuído pelo menos um ano com a previdência social. Essamodalidade acontece quando o trabalhador não tem mais condições físicas oumentais de continuar exercendo sua função.
Auxílio-doença ou salário maternidade
Se um trabalhador autônomo ficar doente ou sofrer umacidente, precisar de repouso e não puder trabalhar, a casa ficará desassistidanão é mesmo? Não! Outro direito trabalhista para o microempreendedor legalizadoé poder contar com o auxílio-doença quando precisar.
Assim também acontece com as mulheres que engravidarem.Tendo pelo menos 10 meses de contribuição é possível realizar a solicitação viapágina da Previdência Social.
Pensão por morte ou auxílio reclusão
Além das garantias pessoais que o MEI oferece a famíliaque quem atua nessa modalidade também é assistida através da pensão paradependentes em casa de falecimento do trabalhador ou auxílio-reclusão caso eleseja preso por qualquer crime.
A segurança e garantia os inscritos no MEI é oferecida através dos direitos trabalhistas para MEI para qualquer situação adversa ou a garantia de futuro no caso da aposentadoria. Portanto, vale a pena formalizar o seu negócio, sabendo que seus direitos continuam esguardados!
DICA EXTRA: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio
Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana.
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o s
O post Direitos trabalhistas que todo MEI tem direito apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal ContábilAbertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui