O INSS publicou uma nota recentemente esclarecendo que é possível contribuir com a previdência mesmo sem estar trabalhando e garantir mesmo benefícios de outros contribuintes que trabalham e contribuem automaticamente.
A contribuição vai além da aposentadoria, ela garante aos segurados diversos benefícios previdenciários, como acesso a auxílio financeiro em caso de acidente ou doença, portanto é importante estar contribuindo.
Se você pretende contribuir com o INSS mesmo sem estar trabalhando, é fundamental entender o que é segurado facultativo.
É possível pagar INSS mesmo sem estar trabalhando?
Sim, se você não está exercendo nenhuma atividade remunerada e quer se tornar ou continuar na condição de segurado do INSS, é possível pagar a sua contribuição previdenciária na condição de segurado facultativo.
A filiação do segurado facultativo acontece a partir da sua inscrição e do primeiro pagamento sem atraso, utilizando o número de identificação o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), o Programa de Integração Social (PIS), o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) ou o Número de Identificação Social (NIS).
A idade mínima para começar a realizar o pagamento do INSS na condição de segurado facultativo é de 16 anos.
Leia também:
- DCTFWeb tem novas APIs que simplificam seu preenchimento e envio
- É possível pagar INSS mesmo sem estar trabalhando?
- Como enviar o Imposto de Renda 2025 pelo portal e-CAC?
- ITR: Comissão aprova ampliar parcelamento e dá novas isenções
- Décimo terceiro do INSS 2025 pode ser consultado a partir do dia 17
Códigos de pagamento
Para contribuir com o INSS como contribuinte facultativo é preciso utilizar os códigos 1406, 1473 e 1929. Se atente às diferenças, os códigos possuem valores e regras diferentes para o contribuinte.
O código de pagamento vai depender do perfil e da capacidade de contribuição, confira:
- Código 1406: utilizado no plano comum, com alíquota de 20% sobre qualquer valor declarado entre o salário mínimo e o teto previdenciário, indicado para quem quer contribuir mais e ter um benefício previdenciário futuramente.
- Código 1473: usado no plano simplificado, com alíquota de 11% sobre o salário-mínimo. Lembrando que a contribuição nesta alíquota exclui o direito à aposentadoria por tempo de contribuição e à certidão de tempo de contribuição, exceto se o valor contribuído for complementado até atingir 20% do salário mínimo.
- Código 1929: usado pelo segurado facultativo baixa renda, com alíquota de 5% sobre o salário-mínimo.
MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora
O post É possível pagar INSS mesmo sem estar trabalhando? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil