Imagem por @leonidassantana / freepik

Dentre os benefícios governamentais com pagamentos confirmados para este ano, podemos destacar pelo menos três programas sociais mais populares entre os brasileiros, são eles: 

  • Auxílio Brasil; 
  • Vale-gás; 
  • Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). 

Considerando que há um grupo de cidadãos que simplesmente se encaixam nos requisitos de concessão de todos os benefícios listados acima, é comum surgir a dúvida: Posso receber todos estes proventos simultaneamente?

Sobre esta questão, é sim possível receber o pagamento dos três benefícios ao mesmo tempo, desde que a pessoa atenda todas regras de concessão exigidas em cada um deles. No entanto, vale ressaltar que não é porque é possível que, de fato, isto irá acontecer, dado que cada um dos programas possui um teto orçamentário. 

De todo modo, cidadãos que atenderem todos os requisitos terão o direito de  acumular os três benefícios. Até porque, todos os programas utilizam o cadastro no Cadúnico como critério de concessão. 

Auxílio Brasil 

O programa Auxílio Brasil que substituiu o Bolsa Família no último ano, concede repasses mensais no valor mínimo de R$ 400 aos contemplados. Seu público alvo são famílias em vulnerabilidade em situação de pobreza ou extrema pobreza. 

Vale gás 

O vale gás diz respeito a um benefício assistencial, cujo intuito é auxiliar famílias em condição de baixa renda, na compra do botijão de gás de 13 kg. Atualmente o provento é destinado a 5,5 milhões de beneficiários. 

Em relação ao valor do programa, cada contemplado recebe o equivalente a metade do preço médio do botijão, o que dá um pagamento de R$ 52. 

TSEE

A Tarifa Social de Energia Elétrica trata-se de um benefício que concede descontos de até 65% na cobrança da conta de luz. A redução do valor pode chegar até 100%, no caso de indígenas e quilombolas.

Em relação aos requisitos, estes são basicamente os mesmos do vale gás, a diferenciação é que famílias não cadastradas serão incluídas através de um cruzamento de dados dos sistemas do Ministério da Cidadania e das distribuidoras de energia.  

O post É possível receber até 3 benefícios do governo ao mesmo tempo? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui