A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) está notificando os empregadores domésticos que ainda tenham atrasos nos pagamentos das guias do E-Social de seus empregados. O não pagamento fará com que seus nomes sejam negativados primeiramente no CADIM e, posteriormente, em órgãos de regulação do crédito, como SPC e Serasa, impossibilitando, desta forma, operações com quaisquer entidades públicas e abalando o crédito pessoal junto aos bancos.
A quitação das guias atrasadas pode ser feita no site do próprio E-Social. Para isso, basta fazer o login na página do órgão. Depois, é necessário acessar a opção “folha/recebimentos e pagamentos” e escolher a data da quitação em “consultar guias pagas”. A DAE pode ser emitida no próprio site e, a partir daí, as guias serão liberadas com custos adicionais de multas, juros e correção monetária, além da nova data de validade para o pagamento.
O primeiro ponto que você deve prestar atenção é o da dívida ativa. Com as inovações do Governo Federal, pode ser que o seu nome esteja nessa lista de pendências e, após a dívida ser transferida para dívida ativa, logo a seguir a PGFN iniciará os procedimentos de cobrança judicial dos débitos e, neste momento, valores em contas correntes podem ser bloqueados, veículos e imóveis poderão, inclusive, ser levados a Leilão público. Desta forma, o contribuinte deve ficar atento às notificações e qual deve ser o próximo passo a ser tomado, evitando consequências mais graves.
Como parcelar a dívida, caso não tenha como pagar à vista, gerando guias no sistema como já detalhado:
O governo tem, neste momento, aberto a transação para débitos inscritos na PGFN, cujo prazo vai até 30.09.2021. Portanto, há pouco tempo para regularização dos débitos com descontos que podem chegar até 70% das multas e juros.
Outra hipótese é aguardar o parcelamento no novo REFIS, que ainda está em aprovação no Senado, e após isso aprovação do governo, com regulamentação pela SRF. Porém, caso este parcelamento não seja aprovado, o único caminho é o parcelamento com juros e multas, o que pode ficar muito caro.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Francisco Arrighi, consultor tributário e presidente da Fradema Consultores Tributários.
O post E-social doméstico: Como pagar apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui