A Escrituração Contábil Digital (ECD) é uma iniciativa que transformou a contabilidade tradicional em papel para o formato digital. Basicamente, a ECD é a versão eletrônica dos livros contábeis de uma empresa, como o Livro Diário, o Livro Razão e os balancetes.
É uma obrigação fundamental para muitas empresas no Brasil, e o prazo para a entrega da ECD referente ao ano-calendário de 2024 está se esgotando: o último dia é 30 de junho, ou seja, a próxima segunda-feira.
Tire suas últimas dúvidas e fique atento para não perder essa data!
Quais empresas devem entregar a ECD?
A ECD deve ter apresentação por todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas e as entidades imunes e isentas, obrigadas a manter escrituração contábil nos termos da legislação comercial, segundo a Instrução Normativa RFB nº 2.003/21, observando o seguinte:
- As empresas optantes do Simples Nacional que receberam aporte de capital por Investidor-Anjo nos termos dos artigos 61-A a 61-D da Lei Complementar nº 123/06, devem entregar a ECD conforme o exposto no § 2º do artigo 3º da Instrução Normativa RFB nº 2003/21.
- A pessoa jurídica, optante pelo regime tributário do Lucro Presumido, que mantém escrituração contábil regular e distribuiu lucro em montante superior ao valor da base de cálculo do imposto de renda apurado, sem incidência do IRRF, fica obrigada à entrega da ECD.
- As pessoas jurídicas imunes e isentas que obtiveram, no ano-calendário relativo a entrega da escrituração, receitas, doações, incentivos, subvenções, contribuições, auxílios, convênios e ingressos assemelhados superiores a R$ 4.800.000,00 ou ao valor proporcional ao período a que se refere a escrituração contábil.
Novidades na ECD 2025
Neste ano, a versão que está em uso é a 10.3.3. Em relação ao ano passado, ela sofreu as seguintes alterações: melhorias diversas de desempenho e validação; e correção de erro envolvendo o registro J800.
Vale lembrar que muita gente comete erros de validação por não alterar o “código da versão do leiaute”, que não pode se confundir com a versão do programa. Então, não deixe de prestar atenção neste detalhe.
Leia também:
- ECD 2025: prazo no fim e o que é preciso saber para evitar erros
- 6 habilidades essenciais para ser um contador de sucesso
- Prazo de envio da DCTFWeb termina nesta segunda, dia 30
- Pedido do auxílio-doença pode ser pelo Meu INSS e por 60 dias
- Prazo final para sacar FGTS de contas inativas. Veja como fazer!
Entrega da ECD do ano anterior com erros é possível retificar?
Nas ocorrências de erros na Escrituração Contábil Digital (ECD) do ano anterior, de acordo com o § 4º do artigo 8º da Instrução Normativa RFB nº 2.003/21, a ECD autenticada somente poderá ser retificada através de substituição até o fim do prazo de entrega da ECD relativa ao ano-calendário subsequente, quando ocorrerem erros que não possam ser corrigidos por meio de lançamento contábil extemporâneo.
Como corrigir a ECD entregue com erros de lançamentos?
Quando se tratar de correção de lançamentos contábeis, os ajustes deverão ser feitos tempestivamente no momento em que foram constatados, através de Ajustes de Exercícios Anteriores, conforme especificações tratadas no CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro e o acerto sobre os históricos poderão ser evidenciados em Notas Explicativas, de acordo com o item 112 do CPC 26 (R1) – Apresentação das Demonstrações Contábeis.
Quando a contabilidade for retificada, quais os cuidados são recomendáveis?
Nas ocasiões em que foram necessários realizar lançamentos contábeis para a correção de saldos contábeis, supondo que houveram influências tributárias, ou seja, diferenças a pagar ou a compensar, para que não haja conflitos, a empresa deverá retificar as declarações passíveis de retificação, tais como DCTF, ECF, EFD-Contribuições, entre outras, conforme o caso, exceto na ECD porque nela aplica-se o Ajuste de Exercício Anterior.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em https://forum.fiscaltalks.com
Troca de contador responsável: como entregar a ECD?
A Escrituração Contábil Digital (ECD) da empresa que trocou de contabilidade, pode ter divisões para que cada contabilista assine o período pelo qual é responsável técnico.
Assim, o antigo contador deverá entregar a ECD referente ao período em que esteve como responsável da pessoa jurídica, enquanto o atual profissional transmitirá o restante da escrituração do ano-calendário.
Até quando a ECD deve ser entregue?
A ECD nas situações normais, deve ser entregue até o último dia útil do mês de junho do ano subsequente ao ano-calendário a que se refira a escrituração. Em 2025, as empresas deverão fazer a transmissão de dados ao Sped até o dia 30 de junho, segunda-feira.
Para as situações especiais (cisão, fusão, incorporação ou extinção):
- Se a cisão, fusão, incorporação ou extinção ocorrer de entre janeiro e maio, a ECD deve ser entregue até o último dia útil do mês de junho do mesmo ano.
- Se a cisão, fusão, incorporação ou extinção ocorrer de junho a dezembro, a ECD deve ser entregue até o último dia útil do mês subsequente ao do evento.
Como enviar escrituração contábil digital?
Assim, basta realizar os seguintes procedimentos:
- Reúna informações como o Livro Diário, o Livro Razão e os balancetes;
- Utilize um sistema contábil atualizado;
- Siga o leiaute mais atual da ECD e as orientações do manual da Receita Federal que é o Programa Validador e Assinador (PVA) 10.3.3;
- Tenha um certificado digital para assinar os arquivos antes da transmissão;
- Após a validação e assinatura, o PVA permitirá a transmissão do arquivo para o ambiente do SPED;
- Guarde o recibo de entrega como comprovante.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
O post ECD 2025: prazo no fim e o que é preciso saber para evitar erros apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil