O Cosif (Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional), é um conjunto de normas contábeis específicas destinadas às instituições financeiras do Brasil.

Instituído pelo Banco Central, sua proposta é padronizar e regular a contabilidade das instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional (SFN), estabelecendo, para isso, regras e princípios que devem ser seguidos por essas empresas.

Ele contém a estrutura de contas e modelos de documentos que devem ser enviados aos órgãos reguladores conforme os prazos determinados como, por exemplo, a Demonstração de Resultado e o Balanço Patrimonial.

Antes da criação do Cosif, cada instituição podia seguir e adotar o modelo de contas que preferisse, ou que fizesse mais sentido conforme sua realidade. Porém, isso gerava muitas inconsistências, dificultando a análise e comparação entre essas organizações.

Por essa razão que a chegada do Cosif foi tão importante, pois através de seus critérios e procedimentos, foi possível padronizar este plano contábil corporativo, contribuindo para sua uniformização e elaboração das demonstrações financeiras.

Leia também:

Atualização do Cosif 2025

Foram publicadas no Portal Sped as atualizações referentes ao Cosif 2025. Assim, é preciso seguir os passos abaixo para que os softwares fiquem atualizados quanto ao Cosif aplicável às situações especiais relacionadas a 2025.

  • SpedContábil: Menu Tabelas –>  Atualizar Tabelas
  • SpedEcf: Menu Tabelas –> Atualizar Tabelas

Somente após a atualização das tabelas dos dois softwares é que todas as novas contas e validações estarão disponíveis para elaboração das escriturações.

O post ECD e ECF tem atualizações do Cosif 2025 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil