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Com a modernização global e a internet dando voz a pessoas de diversas etnias, nacionalidades e orientações sexuais diferentes, a inclusão e a diversidade se tornaram uma pauta relevante, sendo discutida e abordada por empresas e pela indústria de modo geral.

Para Branca Barão, especialista em comportamento humano e master trainer em programação neurolinguística, disseminar o conceito de diversidade entre os colaboradores é de grande importância para que as empresas estejam alinhadas com as expectativas dos dias de hoje. “Quando comunicamos e damos ênfase sobre a importância de um assunto, as pessoas começam a acender suas lanternas nessa direção, trazendo esse assunto à tona e dando a ele sua devida importância. Só há evolução quando, individualmente, existe uma mudança na maneira de pensar, sentir e agir. A conscientização sempre é o primeiro passo em busca da diversidade e inclusão”, pontua.

A palestrante afirma que incentivar a diversidade no ambiente de trabalho deve ser um dos propósitos das empresas. “São as diferenças que nos tornam únicos e fazem com que possamos aprender e ensinar aquilo que temos de diferente. O propósito de uma empresa  precisa alcançar as pessoas para se tornar, efetivamente, real. Quando abraçamos a diversidade como realidade, nosso propósito se expande naturalmente, alcançando um número maior de indivíduos durante a jornada de um empreendimento”, relata.

Algumas empresas dão atenção à ideia da diversidade, mas pecam ao não considerar uma forma mais ampla na composição da equipe. “Se uma equipe conta com muitos homens, por exemplo, pode-se fazer um planejamento para que, na próxima onda de contratações, a prioridade seja de mulheres que possam compor e diversificar esse time de colaboradores. Em uma perfumaria, onde o olfato é a principal ferramenta de trabalho, existe a possibilidade de contratar um trabalhador com alguma deficiência visual, inserindo essas pessoas no mercado de trabalho enquanto traz diversidade para a empresa”, revela Branca Barão.

De acordo com a especialista em comportamento humano, a diversidade se aplica também ao campo criativo, com visões e ideias diferentes dentro do mesmo time. “A diversificação pode acontecer no campo de crenças, forma de pensar, habilidades e ideias. Diversidade dentro de uma empresa tem a ver com a permissão para ser autêntico. Não como uma imposição, mas como acréscimo para uma cultura de aprendizagem. Diversidade é valorizar a espontaneidade, a transparência na comunicação e a empatia enquanto está cercado de pessoas que veem as diferenças com curiosidade e entusiasmo”, finaliza.

Master Trainer em Programação Neurolinguística Sistêmica e especialista em comportamento humano, Branca Barão ministra cursos e palestras com uma metodologia própria, unindo emoção e interatividade para estimular as capacidades de inovação, comunicação e criatividade.

Fonte: Jornal Contábil
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