Manter o CNPJ regularizado é essencial para o funcionamento do seu empreendimento. Ter restrições pode causar diversos problemas, chegando a inviabilizar a operação de sua empresa.
Dessa forma, sem o CNPJ regular, não será possível realizar diversas tarefas. Mas o que significa exatamente ter o CNPJ Inapto? Quer conhecer mais detalhes? Acompanhe a leitura.
O que é CNPJ Inapto?
O CNPJ da empresa pode ser declarado inapto, normalmente, pela não entrega de documentos e obrigações estabelecidas por lei para todas as empresas por dois exercícios consecutivos. A contagem dos exercícios dessas declarações ocorre de acordo com o ano-calendário das declarações omitidas, no caso das declarações anuais. Podem ser essas, as seguintes declarações:
- DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
- ECF – Escrituração Contábil e Fiscal;
- GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social.
- RAIS – Relação Anual de Informações e Salários.
Quais as consequências de ficar inapto?
Uma das consequências de ficar inapto é que a Receita Federal dará baixa na inscrição de ofício, com base na Instrução Normativa vigente, por isso, a empresa deve-se providenciar a regularização o mais rápido possível para ativar o CNPJ.
Outro problema de manter inapto, é que a empresa fica impedida de realizar operações comerciais, emitir notas fiscais, participar de licitações ou movimentar contas bancárias.
Caso a empresa não regularizar o CNPJ inapto, além de perderem o CNPJ , também poderão ser inscritas no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Federais (Cadin), uma espécie de lista de inadimplentes fiscais. A inscrição no Cadin torna as empresas juridicamente impedidas de funcionar.
Por fim, a classificação de inapta não desobriga o contribuinte de acertar suas contas com o Fisco. Todos os impostos e multas devem ser quitados.
Além disso, um CNPJ inapto traz prejuízos financeiros e de imagem para o estabelecimento em questão e também para aqueles que fazem negócios com ele. Por isso, é preciso seguir as normas e legislações vigentes na área e regularizar a sua condição, caso necessário.
Como regularizar um CNPJ inapto?
Para saber da situação do seu CNPJ, é preciso ser feito um levantamento, para verificar o motivo. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal e selecionar a opção “Realizar Pesquisa de Situação Fiscal”. Dessa maneira é possível fazer uma verificação das declarações e escriturações referentes aos últimos cinco anos.
Assim, após tomar conhecimento da situação da empresa, devem ser reunidos todos os documentos que motivaram o CNPJ inapto, preenchidas as declarações que forem necessárias e enviar toda a documentação à Receita Federal, por meio do próprio site.
O post Empresa com CNPJ Inapto: consequências e como regularizar apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui