Foto : Agência Brasil

O empréstimo consignado até dezembro do ano passado estava com uma margem de 40%. Desta forma, o segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podia comprometer 40% de sua renda, sendo 35% para empréstimo convencional e 5% para o cartão de crédito consignado.

No entanto, em janeiro deste ano, o limite retornou para 35%, sendo 30% para o empréstimo convencional e 5% para o cartão de crédito consignado. 

Pela regra, os bancos não podem descontar do benefício além do limite permitido pela margem do consignado.

As parcelas também foram alteradas, antes estava sendo permitido o pagamento da dívida em 7 anos (84 meses). No entanto, a partir de janeiro de 2022, o segurado só poderá dividir o pagamento das parcelas em 6 anos (72 meses).

O Crédito consignado é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física.

Juros do consignado subiram

Os juros praticados pelo empréstimo consignado subiram, antes estava em 1,8% subindo para 2,14% ao mês no empréstimo convencional. No que se refere ao cartão de crédito consignado, os juros subiram de 2,7% para 3,06% ao mês. Ao ano, os juros podem chegar a 30%.

Como bloquear o empréstimo consignado?

O segurado poderá bloquear o benefício previdenciário para realização de empréstimo consignado no site ou aplicativo Meu INSS (meuinss.gov.br) ou pelo telefone 135.

O Banco Central recomenda que o segurado do INSS nunca faça os seguintes procedimentos:

Não faça nenhum adiantamento (pagando antecipadamente) para obter o empréstimo;

Sempre pesquisar e comparar as taxas de juros e condições oferecidas por outros bancos. Observar o Custo Efetivo Total – CET, que resume o custo total da operação em percentual;

Tenha certeza que o banco está autorizado a funcionar pelo Banco Central, se tem convênio com sua fonte pagadora, a instituição precisa estar conveniada ao INSS para poder oferecer empréstimo a aposentados e pensionistas.

Não caia na conversa de pessoas que se oferece para intermediar os processos para acelerar o crédito;

Não forneça o cartão magnético ou senha do banco a terceiros;

Caso queira fazer a transferência do contrato para outro banco, leia atentamente as informações sobre portabilidade de crédito.

O INSS recomenda ao segurado nunca realizar empréstimo por telefone

Não fornecer seu CPF nem o número do cartão do INSS para quem quer que seja

Antes de assinar um documento de empréstimo consignado, ler atentamente

Se cair na sua conta  dinheiro não esperado, veja a origem e entre em contato com a instituição para devolver o valor recebido.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que de maneira nenhuma entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, nem enviar motoboys para a casa dos beneficiários. Nunca forneça dados, senhas e informações bancárias para ninguém.

O post Empréstimo consignado mudou em 2022. Confira apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui