O público-alvo e a persona se tratam de duas maneiras de conhecer melhor o seu cliente, ou seja, as pessoas que compram e se interessam pelos seus produtos e serviços.

E para que as estratégias de marketing digital de uma empresa tenha sucesso, é essencial conhecer muito bem que é o seu cliente e quais são as suas características e comportamentos.

Afinal de contas, as ações de marketing serão direcionadas justamente para essas pessoas.

E para que não ocorra nenhuma falha no investimento feito, entender sobre o público-alvo e a persona e suas diferenças é fundamental.

Esses dois elementos estão presente no dia a dia dos setores de comunicação e vendas, e com uma boa análise, é possível alavancar as vendas e preparar um relacionamento totalmente eficiente e que garanta a fidelização de clientes!

E se você tem um comércio, indústria de caixa d’água 5000 litros ou prestadora de serviços, entre outros, e quer entender mais sobre os dois conceitos, nós preparamos este post exclusivamente para você.

Continue nos acompanhando para saber mais! Vamos lá?

O que é público-alvo?

Basicamente, o público-alvo é a definição das pessoas que vão consumir o seu produto ou serviço.

Antes de iniciar qualquer campanha de marketing, é necessário saber quem é o seu público-alvo, uma vez que as ações serão direcionadas para ele.

Normalmente, o público-alvo traz informações como:

  • Idade;
  • Estado civil;
  • Região;
  • Gênero; entre outros.

No entanto, nos últimos tempo as estratégias focadas em públicos-alvo tem caído em desuso.

Entenda a diferença de público alvo x persona
Público alvo x Persona

Isso, pois, com o novos hábitos de consumo, é necessário ter uma percepção do cliente ainda mais precisa para que as campanhas sejam mais eficientes.

Veja abaixo um exemplo de público-alvo:

“Mulheres, com idade entre 15 e 35 anos, com ganhos entre 1 a 2 salários mínimos, moradoras da capital de São Paulo”

O que é a persona?

Já a persona tem se mostrado como uma solução inovadora para definir as necessidades do cliente.

Basicamente, a persona (ou buyer) é um perfil fictício do cliente ideal de uma empresa.

Em outras palavras, é a representação características em comuns dos seus clientes.

A persona traz detalhes mais específicos que o público-alvo, e isso faz com que a empresa tenha uma visão mais focada e segmentada.

Abaixo, veja algumas informações presentes na persona:

  • Um nome fictício;
  • Uma breve história da persona;
  • Estilo de vida;
  • Hobbies;
  • Motivações;
  • Necessidades e dores;
  • Redes sociais favoritas; etc.

Veja a seguir um exemplo de persona: “Nadir tem 40 anos, trabalha como auxiliar de RH no centro do Rio de Janeiro, concluiu a faculdade e ganha R$ 2 mi por mês.

Gosta de comprar revistas diariamente e ler notícias sobre a sua novela.

É casada e possui 1 filho que está no ensino fundamental.”

Agora que você já sabe sobre a diferença entre o público-alvo e a persona, o que acha de começar o seu planejamento e entender melhor o seu cliente? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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Fonte: Jornal Contábil
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