Vale a pena investir em previdência privada? A resposta é: depende da circunstância de cada poupador, existem muitas vantagens para este tipo de investimento, como, a facilidade para guardar dinheiro.
Mas essas vantagens podem ser anuladas pelo custo dos planos ou por uma escolha incorreta da seguradora , do tipo de plano ou da tributação. E é por isso que antes de decidir este planejamento é importante conhecer sobre o que é previdência privada e como funciona.
O que é previdência privada?
Existem formas de investimentos, como previdência privada ou previdência complementar, são opções para complementar a aposentadoria oficial ou para atingir objetivos a longo prazo.
Os fundos de previdência são oferecidos por seguradoras, que se comprometem no fim de determinado período de contribuição a dar ao investidor a opção de comprar uma renda por toda a vida.
Como funciona a previdência privada?
A previdência privada oferecem tipos de planos que calculam quanto é preciso guardar por mês para acumular um valor que garanta uma renda desejada por determinado número de anos na aposentadoria.
Para saber quanto será a mensalidade, as seguradoras fazem simulações usando estatísticas sobre a expectativa de vida dos brasileiros divulgadas pelo IBGE.
Estas estatísticas são chamadas tábuas atuariais, que são projeções de taxas de juros para os próximo 10,20 ou 30 anos. Isso facilita a ter uma ideia de quanto é preciso guardar para a aposentadoria e quanto tempo isso levaria.
Se o plano for do banco que tem conta a contribuição é debitada mensalmente na sua conta, um ponto positivo para quem não tem disciplina para guardar dinheiro.
Quais os tipo de previdência privada?
Existem dois tipos de previdência:
Plano Gerador de Benefício Definido (PGBL) : Que permite abater as aplicações na declaração anual completa do Imposto de Renda.
Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) : Este é indicado para quem não é assalariado ou faz declaração simples do Imposto de Renda.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por: Laís Oliveira
O post Entenda o que é como investir em Previdência privada apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui