Toda ação do departamento pessoal influencia diretamente na relação trabalhista/previdenciária entre a empresa e o funcionário.
Na matéria de hoje vamos listar alguns erros que devem ser evitados pelo departamento pessoal.
É importante sempre estar atento às informações, sempre tire suas dúvidas, seja em grupos do setor jurídico da empresa, ou até mesmo em redes sociais.
Falhas nas informações
Se houver uma falha e o mesmo não for corrigido, isso pode ocasionar dores de cabeça para o funcionário e a empresa, é primordial se certificar das informações prestadas e nas documentações digitadas.
Claro, é comum cometer falhas, porém o mais importante é que conserte antes de dar algum problema para a empresa.
Documentos e relatórios
Certifique-se se o valor do adicional noturno está calculado de maneira correta, uma dica para fazer isso é explorando o software da folha de pagamento utilizado, isso poderá te auxiliar nas conferências.
eSocial
O eSocial tem o objetivo de integrar os dados gerados pelas empresas, que está relacionado às obrigações acessórias trabalhistas, fiscais e previdenciárias.
Como:
- Pagamento de INSS;
- FGTS;
- Auxílio doença, etc.
Este projeto é uma ação que difere diferentes órgãos e entidades.
Como:
- Secretaria da Receita Federal do Brasil;
- Caixa Econômica Federal;
- Instituto Nacional do Seguro Social;
- Ministério do Trabalho e Emprego.
Este programa é muito eficaz para os profissionais que acreditam na responsabilidade do sistema de folha.
Este sistema para quem precisa parametrizar e conferir as informações é o responsável pela entrega do eSocial.
É muito importante certificar todas as informações enviadas, para que você saiba corrigir os erros retornados.
Produtividade baixa
Se houver um mal planejamento da equipe, consequentemente a produtividade vai cair, o que causa essa baixa produtividade é a sobrecarga de tarefas e a falta de comunicação entre os funcionários.
Controle de horários e férias
Faltas de funcionários, cargas horárias, toda essa questão precisa ser monitorada de forma correta, pois, estas são questões legais e situações que ajudam no rendimento da empresa.
Planejamento
Se o corpo da empresa tomar uma decisão errada, sem nenhum planejamento, consequentemente isso vai gerar um descontrole no departamento pessoal, juntamente na empresa com os funcionários.
Organização nos processos da empresa
É importante documentar os processos e evitar uma desorganização, atrasos de realização e consequentemente, uma equipe improdutiva.
O Departamento pessoal precisa ter suas tarefas definidas, com regras, prazos e documentações registradas.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por Lais Oliveira
O post Erros comuns que acontecem no Departamento Pessoal apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui