Integrantes do Grupo 3 estão obrigadas à enviar seus eventos periódicos ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), a partir desta segunda-feira, 19.
Esse procedimento também marca a retomada da implantação da versão S-1.0, que ficou conhecida como eSocial Simplificado e traz uma série de novidades aos contadores e gestores.
Para ver quais são as orientações para envio de informações durante esta semana, continue conosco e tire suas dúvidas.
Nova versão
A implantação do eSocial Simplificado foi criada para facilitar o acesso e escrituração de todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas brasileiras.
Dentre as novidades para os usuários do eSocial, podemos citar a redução do número de eventos e de campos do leiaute, inclusive pela exclusão de informações cadastrais ou constantes em outras bases de dados.
Além disso, o sistema também facilita a prestação de informações destinadas ao cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e depósitos de FGTS e a simplificação na forma de declaração de remunerações e pagamentos.
Quem deve enviar?
Fazem parte do 3º grupo as seguintes pessoas físicas:
- empregadores optantes pelo Simples Nacional,
- empregadores pessoas físicas (exceto o empregador doméstico),
- produtores rurais (pessoa física),
- entidades sem fins lucrativos.
É importante ressaltar que as empresas pertencentes ao 3º grupo (pessoas jurídicas) já estão transmitindo a folha de pagamento, visto que a obrigatoriedade começou no dia 10 de maio.
Eventos
Devem ser enviados eventos de folha de pagamento para os empregadores pessoas físicas relativas aos fatos ocorridos a partir do dia 1º de julho. Esses eventos Periódicos (folha de pagamento) são: S-1200 a S-1299.
No caso dos eventos de desligamento que foram enviados até o dia 16 e transmitidos na versão 2.5, devem ser retificados a partir de hoje, para que sejam inseridas as informações de verbas rescisórias.
Para as informações contempladas no S-1250, o envio deve ser feito exclusivamente pelo evento R-2055 na EFD-Reinf a partir da próxima quarta-feira, dia 21.
É importante ressaltar que o evento S-1250 foi descontinuado na versão S-1.0, sendo assim, poderá ser enviado na versão 2.5 (referente ao período de apuração até 06/2021), somente até o dia 20 de julho.
Fases
A implementação do eSocial ocorre de forma progressiva em obediência às seguintes fases:
- 1ª fase: envio das informações constantes dos eventos das tabelas S-1000 a S-1080 do leiaute do eSocial;
- 2ª fase: envio das informações constantes dos eventos não periódicos S-2190 a S-2420 do leiaute do eSocial, exceto dos eventos relativos à Saúde e Segurança do Trabalhador (SST);
- 3ª fase: envio das informações constantes dos eventos periódicos S-1200 a S-1299 do leiaute do eSocial;
- 4ª fase: envio das informações constantes dos eventos S-2210, S-2220 e S-2240 do leiaute do eSocial, relativos à SST.
Ajuste
Durante os trabalhos internos de revisão do leiaute do eSocial e do Manual de Orientação do eSocial (MOS), foi verificada a necessidade de ajuste na validação do evento S-1000 – Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público.
Diante disso, a partir do dia 21, os órgãos da administração indireta federal (naturezas jurídicas 110-4, 113-9, 125-2, 131-7) deverão encaminhar o evento S-1000 com os campos de identificação preenchido com a raiz do CNPJ (8 posições) do declarante no grupo [ideEmpregador]:
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post eSocial: 3º grupo já pode enviar eventos de folha de pagamento apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui