
O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na madrugada desta terça-feira (2) após prestar nove horas de depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A ordem foi dada pelo presidente do colegiado, que apontou contradições e omissões do depoente ao longo da oitiva.
A prisão ocorreu após parlamentares questionarem o ex-coordenador-geral sobre seu papel na liberação de descontos em massa na folha de aposentados e pensionistas, medida aprovada por ele mesmo diante de parecer contrário do Ministério Público. O ex-coordenador já havia sido convocado antes, mas faltou duas vezes, apresentando atestados médicos e recusando-se a passar pela perícia obrigatória do Senado, o que elevou a tensão entre os membros da comissão.
Segundo o senador Carlos Viana, Jucimar também apresentou informações inconsistente ao dizer que só começou a emitir pareceres técnicos sobre Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) a partir de 2023, quando documentos da própria comissão mostram que o mesmo estava fazendo essa função desde 2021.
Colegiado aponta tentativa de ocultar informações
Após a ordem de prisão, Carlos Viana afirmou que o depoente foi reiteradamente alertado sobre a obrigatoriedade de comparecer à CPMI e sobre as exigências relacionadas ao uso de atestados médicos. Para o senador, a conduta de Jucimar demonstra má-fé e tentativa de “enganar a comissão”.
CPMI deve ser prorrogada até 2026
O presidente do colegiado informou que pedirá prorrogação dos trabalhos da CPMI até maio de 2026. Ele alegou que as investigações ainda tem pontos importantes para serem aprofundados.
Leia também:
- Pagamentos do Bolsa Família chegam mais cedo em dezembro
- Conselho de Contabilidade (CFC) define as anuidades para 2026
- Reinvenção e Sobrevivência: O Plano B que Salvou 7 Gigantes Corporativas
- Reforma Tributária dará adeus à EFD Contribuições em 2027
- Ex-coordenador do INSS é preso por determinação da CPMI
O post Ex-coordenador do INSS é preso por determinação da CPMI apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte: Jornal Contábil
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui


