As empresas do Simples Nacional com débitos inscritos na dívida ativa estadual foram notificadas pelo fisco goiano e precisam se regularizar para evitar a exclusão do regime simplificado a partir de 1º de janeiro de 2026. A medida atinge cerca de três mil empresas em Goiás.
O Termo de Exclusão, contendo a relação dos débitos a serem quitados ou parcelados, foi enviado aos contribuintes pelo Domicílio Tributário Eletrônico Estadual (DTE). A lista das empresas notificadas também pode ser consultada no site da Secretaria da Economia.
Leia também:
- Receita Federal realizará live sobre o tema “Fim da DIRF x eSocial”
- Atividade econômica dos pequenos negócios desacelera em agosto, aponta Índice SumUp do Microempreendedor
- INSS: o que herdeiros precisam fazer para ter reembolso de descontos?
- IA e Jornalismo em Tempo Real: Como o IOBDAY 2025 Virou o Palco de uma Revolução Tecnológica
- Quanto tempo demora para abrir uma empresa no Brasil?
A regularização dos débitos efetuada em até 90 dias a partir da ciência do Termo de Exclusão afasta a exclusão de ofício. Nesse caso, o comunicado é automaticamente anulado, sem necessidade de qualquer outra providência pelo contribuinte.
A regularização pode ocorrer por meio de pagamento integral ou com o parcelamento da dívida. A malha fiscal da Secretaria foi realizada em setembro e incluiu dívidas de qualquer tributo deste ano e anos anteriores.
Fonte: SEFAZ/GO
O post Exclusão do Simples Nacional em 2026 pode atingir 3 mil empresas apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil