Os beneficiários do INSS que não realizaram a prova de vida não terão o benefício bloqueado até o fim deste ano, a exigência da prova de vida deve acontecer em janeiro de 2021.
O INSS deve publicar ainda hoje uma portaria que prorroga por mais dois meses a suspensão da prova de vida dos aposentados e pensionistas.
A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa desde o início da pandemia que ocorreu em março, o objetivo principal é evitar o contágio de Covid-19, além de evitar que pessoas do grupo de risco precisem sair de casa se expondo ao vírus.
Prova de vida
A prova de vida é realizada anualmente na rede bancária onde o segurado recebe seu benefício através de conta corrente, poupança ou ainda cartão magnético.
Contudo o recadastramento apesar de não estar sendo obrigatório não está proibido. o Interessado que eventualmente for ao banco, poderá sim realizar a prova de vida.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que os bancos mantiveram o atendimento aos beneficiários que tiveram interesse em renovar suas suas no período de pandemia.
Benefícios podem ser bloqueados
O segurado que comparecer a instituição bancária devera seguir todos os cuidados recomendados para evitar o contágio. Pessoas que estão enquadradas no grupo de risco precisam evitar sair de casa.
Cada instituição bancária determina sua própria forma de gestão: Existem bancos que vão utilizar a data do aniversário do beneficiários, como também outro que utilizam a data de quando o benefício foi aprovado, bem como os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da fé de vida.
O principal ponto está relacionado a quando for exigido novamente a prova de vida. Pois o segurado que não comprovar estar vivo poderá ter o benefício bloqueado.
O post Exigência da Prova de Vida do INSS fica para 2021 apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui