A fila do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) reúne cerca de 1,8 milhão de pessoas aguardando uma resposta sobre pedidos de recursos. Mas o que as pessoas não esperavam é que uma falha no sistema do DataPrev, cancelasse 25 mil perícias médicas que estavam previstas para acontecer nesta sexta-feira (10).
Muitos segurados não conseguiram esconder a surpresa diante da impossibilidade de realizar a perícia médica para ter acesso a algum benefício.
O sistema do DataPrev tem sido a dor de cabeça do governo, vira e mexe acontece uma falha que acaba causando a demora para esse tipo de serviço do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A falha no sistema do DataPrev que causou uma verdadeira frustração nos segurados da Previdência Social, foi informada pelo site Metrópoles.
Leia Também: Lojas Americanas: Justiça Suspende Pagamento A 1,3 Mil Credores
Perícia médica do INSS
Todo segurado do INSS que precisa ter acesso a algum benefício da Previdência Social precisa passar por uma perícia médica obrigatória.
A perícia é uma forma da pessoa comprovar a existência de uma doença ou comprovar que o segurado está incapacitado para exercer alguma atividade laboral. Essa incapacidade pode ser temporária ou permanente.
O procedimento é exigido quando o trabalhador solicita o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez).
Quem precisa realizar a perícia?
A perícia vai atestar se o trabalhador está incapacitado para trabalhar e esteja dificultando seu retorno as funções na empresa. Ela sempre será exigida para quem solicita:
- Auxílio-acidente;
- Auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença);
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Aposentadoria por incapacidade permanente (por invalidez);
- Aposentadoria da pessoa com deficiência;
- Pessoa com deficiência ou doença grave (para concessão de pensão por morte).
Os demais benefícios que não possuem ligação com doenças ou condições de saúde, são isentos desse procedimento, já que a perícia está ligada a estes fatores.
Leia Também: Oportunidade De Emprego: Eletrobras Abre Concurso Com 832 Vagas
Como agendar perícia médica no INSS?
Para você solicitar o agendamento para realização da perícia médica, precisará entrar no site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS)
O agendamento poderá ser solicitado tanto para dar entrada, quanto para pedir prorrogação do benefício.
Veja o passo a passo
- Faça login no Meu INSS;
- Clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”;
- Escolha entre as opções disponíveis, qual se encaixa no seu caso;
- Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.
Também é possível agendar sua perícia médica através do Portal do Servidor, serviço do Gov.br.
O agendamento também pode ser solicitado ligando para a Central de Atendimento, telefone 135.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz
O post Falha no DataPrev cancela 25 mil perícias do INSS somente nesta 6ª feira apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui