A cidade de São Paulo completa 466 anos no dia 25 de janeiro, com seus 12 milhões de habitantes, responsável por 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e 34% do Estado de São Paulo – R$ 700 bilhões, segundo dados de 2017 do IBGE. A cidade segue como a economia mais importante do Brasil, com um PIB 2,1 vezes maior do que o da cidade do Rio de Janeiro, que ocupa da segunda posição no ranking nacional. Em razão da sua importância econômica, sendo o maior centro financeiro da América do Sul, conecta o continente com todo o mundo. Se fosse um país, São Paulo seria a 48ª economia mundial, próximo a Portugal, Vietnã e Peru.

Acostumada a enviar turistas para outras cidades do Brasil, nos últimos anos São Paulo tem vivenciado um movimento inverso, recebendo mais visitantes não apenas para negócios, mas também para lazer.

Segundo levantamento realizado pelo Conselho de Turismo da FecomercioSP e em parceria com as empresas que o compõem, a cidade foi mais procurada do que destinos tradicionais – como Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador – ao longo de 2019. São Paulo se destacou, ainda, como o principal nas buscas realizadas para o Carnaval 2020, à frente de Salvador e Rio de Janeiro, que até o ano passado eram as referências para a data.

Em 2020, são esperados 865 blocos de rua em São Paulo, 37% a mais do que no ano passado. Segundo balanço da FecomercioSP, em 2019, foram movimentados R$ 725 milhões nesse período.

FecomercioSP: São Paulo completa 466 anos e se destaca como destino turístico

Comércio e serviços
Os setores de comércio e serviços representam 68% da economia da capital. Segundo projeções da FecomercioSP, o faturamento do varejo deve atingir R$ 240 bilhões em 2020, aproximadamente R$ 7,6 mil por segundo, alta de 5% em relação a 2019. Já o segmento de serviços deve arrecadar R$ 453 bilhões em 2020, elevação de 11% se comparado ao ano passado.

Assim, a cidade tem apresentado ótimas oportunidades para as empresas locais prospectarem novos negócios. A FecomercioSP sugere se atentar ao calendário de feiras e eventos, identificar os públicos delas e entender as melhores formas de captar consumidores.

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Fonte: Jornal Contábil
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