Imagem por @rafastockbr / freepik

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está sendo liberado para os nascidos no mês de março. Até o momento podem sacar os valores os nascidos em janeiro, fevereiro e março. 

O trabalhador que fez aniversário em janeiro poderá sacar o dinheiro até 31 de março de 2022. Os nascidos em fevereiro vão poder sacar o dinheiro até 29 de abril deste ano. Para quem nasceu em março, o valor poderá ser sacado neste ano, até o dia 31 de maio.

Quando você adere ao saque-aniversário do FGTS pode anualmente no mês de seu aniversário sacar parte do saldo disponível nas contas do Fundo. 

Quando o trabalhador faz sua opção pelo saque-aniversário fica sem direito de sacar todo o valor do Fundo de Garantia em caso de demissão sem justa causa. Desta forma, só terá direito ao saque da multa rescisória de 40%.

Para ter direito ao saque-aniversário, é necessário que o trabalhador faça a opção por essa modalidade. Quando você opta pela modalidade pode sacar um percentual do saldo do FGTS, acrescido de uma parcela adicional, anualmente, conforme tabela abaixo: 

Calendário do saque-aniversário 2022

Antecipação do saque-aniversário

Com a opção pela sistemática, o trabalhador pode utilizar os recursos do saque-aniversário do FGTS como garantia para concessão de empréstimos nas Instituições Financeiras credenciadas, com taxa de juros reduzida.

O valor total mínimo do empréstimo é de R$ 500,00. É necessário também que o valor de cada saque a ser antecipado seja igual ou maior que R$ 300,00.

Além disso, a data do crédito do último saque a ser antecipado não pode ultrapassar o limite de 999 dias, a contar da contratação do empréstimo.

Requisitos:

Ser maior de 18 anos ou emancipado;

Possuir conta corrente ou poupança na CAIXA (exceto Poupança Social Digital e Poupança Caixa Fácil);

Ser optante pelo Saque Aniversário FGTS e autorizar a Caixa a consultar informações do seu FGTS;

Possuir saldo de FGTS suficiente para a antecipação, dentro dos valores mínimos para contratação;

Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;

Estar adimplente com a Caixa ou utilizar recurso do crédito para quitação da dívida.

O post FGTS: veja quem vai poder sacar o dinheiro neste mês apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui