Após a operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) foi divulgado que milhões de aposentados e pensionistas tiveram descontos indevidos nos seus pagamentos nos últimos anos, sendo vítimas da fraude que aconteceu no INSS.
Algumas entidades cobraram dos beneficiários o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024. Como consequência, Alessandro Stefanutto foi demitido da presidência do órgão.
Em audiência na Câmara dos Deputados na última terça-feira, dia 29 de abril de 2025, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, resumiu as ações da Pasta para enfrentar as fraudes no INSS.
As ações do ministério da Previdência para combater as fraudes no INSS
Carlos Lupi listou algumas das ações do ministério da Previdência para combater a fraude que aconteceu no INSS. Mesmo admitindo uma demora, principalmente em relação à demissão de Alessandro Stefanutto.
A audiência aconteceu na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara, onde foi confirmada a suspensão provisória de todos os descontos associativos e a expectativa de ressarcimento às vítimas.
Leia também: INSS: O ponto facultativo vai afetar o pagamento dos benefícios?
O ministro destacou que as ações de uma força-tarefa montada no início do governo Lula contra fraudes no INSS. Lupi destacou também que a atual operação policial (da CGU e da PF) surgiu de investigação interna do Ministério da Previdência.
Leia também:
- Da Incubação à Integração: Adoção de IA Generativa quase dobra com serviços profissionais chegando a uma encruzilhada
- Atenção! Hoje vence o prazo para enviar a DCTFWeb
- Publicada a versão 10.3.3 do Programa da ECD
- Fraude no INSS: deputados cobram devolução imediata dos valores descontados
- EFD-Contribuições: publicada a versão 6.0.8 – versão corretiva
Deputados cobram devolução imediata dos valores descontados
Mesmo com as explicações, uma das organizadoras da audiência, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) destacou que a maioria dos parlamentares deseja que aconteça a restituição imediata dos valores descontados na fraude que aconteceu no INSS, inclusive com recursos da União.
“O rigor tem que ser absoluto para que esse dinheiro seja devolvido aos cofres de cada um dos 7,7 milhões de cidadãos brasileiros que sofreram essa fraude”, destacou a deputada do PSD-RJ.
“A União também errou. É importante que ela faça essa restituição, porque o idoso não poderá esperar 10 anos, 20 anos e precatório até receber esses recursos.” completou Laura Carneiro, justificando a urgência dos pagamentos.
O deputado Zucco (PL-RS), declarou que vai coletar assinaturas para instalar “CPI do roubo dos aposentados” para investigar a fraude do INSS. E o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) solicitou a demissão imediata de Carlos Lupi.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!
O post Fraude no INSS: deputados cobram devolução imediata dos valores descontados apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil