Existem diversos tipos de impostos que os contribuintes têm o dever de pagar, atrasar ou deixar de pagar um tributo pode ocasionar multas e juros como punição, os impostos podem ser municipais, estaduais ou federais.
O sistema tributário no Brasil pode ser bem complexo, porém, para realizar uma boa gestão tributária é preciso ter atenção nos detalhes e saber como funcionam os impostos brasileiros.
Mostraremos no artigo de hoje quais são e como funcionam os impostos municipais, para você evitar erros na hora de realizar o seu gerenciamento tributário.
Se mantenha informado sobre as suas obrigações com o município!
Quais são os Impostos Municipais?
Os impostos municipais são muito importante para economia de diversas cidades, eles podem incidir sobre serviços e imóveis, confira abaixo quais são os impostos municipais:
Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
Esse imposto municipal é ligado aos imóveis urbanos, ele é pago anualmente aos municípios. Os proprietários de imóveis devem pagar esse tributo todo começo de ano.
O IPTU é um dos impostos municipais que passa por um reajuste anual seguindo o valor do imóvel.
Imposto Sobre Serviços (ISS)
Dos impostos municipais esse imposto é para prestadores de serviços, ele é regulamentado pela Lei 11.438/1997 e pela Lei Complementar 116/2003, os municípios fazem a arrecadação quando os serviços são prestados.
As alíquotas desse tributo podem variar de acordo com município, elas podem ser de no mínimo 2% até 5% sobre o valor do serviço prestado
Fazem parte da lista de serviços como contabilidade, administrativos, de engenharia e muitos outros. Para conferir a lista completa consulte a legislação.
Para Microempreendedores Individuais (MEI) essa tributação já vem inclusa no DAS (Documento de arrecadação do Simples Nacional).
Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
Esse Imposto é cobrado sempre que um imóvel é vendido, o comprador do imóvel se responsabiliza pelo pagamento desse tributo. Para finalizar a compra de um imóvel, esse imposto deve ser pago antes.
A alíquota deste imposto varia de acordo com a cidade (entre 2 e 3%), ela é cobrada sobre o valor total do imóvel.
Como realizar a gestão desses impostos?
Se planeje para evitar imprevistos, é fundamental que todos os impostos municipais sejam pagos, para evitar multas e outras punições do fisco municipal com a sua empresa.
Gerencie seus impostos com atenção, saiba as datas, os valores, busque a ajuda de um contador para te ajudar com isso, cuide da sua empresa.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Impostos municipais: Conheça quais são apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui