A aposentadoria é um sonho de muita gente que um dia quer curtir a vida sem se preocupar com horário e outras atribulações de uma vida no trabalho. Muitos com certeza querem ter um bom rendimento. Essas pessoas desejam se aposentar pelo teto do INSS (valor máximo que é pago).
Para receber o valor máximo quando chegar a sua época de se aposentar, saiba que existem algumas formas que poderão ser seguidas por você.
Mas, não vamos enganar o leitor, a chance de receber o valor máximo (o teto do INSS) é mínima. Mas nada impede que você faça uma tentativa. Veja as formas que você pode aumentar o valor da sua aposentadoria.
Revisão da aposentadoria
Neste caso, o aposentado pode pedir uma revisão do seu benefício do INSS, podendo aumentar a sua renda inicial. Muitas vezes, o trabalhador se aposenta com um valor menor do que teria direito.
Alguns casos são porque o trabalhador que exercia uma atividade especial, não apresentou os documentos que comprovasse essa função. E acaba se aposentando de forma comum.
Porém, não se desespere, você pode corrigir esse problema, mesmo já tendo o benefício aprovado, pedindo a revisão dos valores.
Existe uma regra exigida pelo INSS para pedir a revisão. Será necessário o prazo de 10 anos para pedir essa revisão, a partir do momento da aposentadoria. Ou seja, a partir do primeiro recebimento do benefício.
Como esses casos são complicados, você precisará da ajuda de um advogado especialista em direito previdenciário.
Sendo concedido o direito de revisão, você receberá os valores atrasados, com todos os juros devidos, além do novo valor mensal.
Adicional de 25%
Para quem se aposentou por invalidez e precisa de ajuda de terceiros para realizar suas tarefas diárias, poderá ter direito a um adicional.
Será necessário comprovar que você recebe ajuda de uma pessoa que pode ser um cuidador permanente, neste caso lhe será garantido o direito a um adicional de 25% sobre sua aposentadoria.
Veja alguns casos que a pessoa pode ter direito ao adicional de 25%
- Cegueira total;
- Perda de nove ou de todos os dedos da mão;
- Paralisia dos membros superiores e inferiores;
- Perda dos membros inferiores, desde que seja impossível colocar próteses;
- Amputação de uma das mãos ou dos pés, ainda que a prótese seja possível;
- Perda do membro superior ou inferior, desde que seja impossível o uso da prótese;
- Alteração das capacidades mentais;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida cotidiana.
O INSS exige para conceder o adicional de 25% que o aposentado por invalidez comprove através de perícia média sua condição e o motivo da necessidade da ajuda de terceiros. Essa comprovação poderá ser feita por laudos e exames médicos.
O adicional de 25% será interrompido quando o beneficiário falecer. Isso porque quem for receber a pensão por morte não terá direito a esse acréscimo.
Veja os benefícios que possibilitam o pedido de revisão
- benefício por incapacidade;
- BPC/Loas;
- pensão por morte;
- aposentadoria rural;
- salário-maternidade.
O aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que por algum motivo acreditar que está recebendo um benefício com erro pode pedir uma revisão.
Fique atento
Os segurados cujos pagamentos de pensão ou aposentadoria começaram em janeiro de 2012 vão poder pedir uma revisão até o final de fevereiro deste ano.
O post INSS: como aumentar o valor da sua aposentadoria? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui