Imagem por @jcomp / freepik

A depressão é uma doença que pode levar uma pessoa a ter sintomas de tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Embora muita gente confunda a depressão com ansiedade. 

Segundo estatísticas, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão. Ela não escolhe idade, tanto crianças, adolescentes, adultos e pessoas de meia idade podem sofrer desse mal. 

Logo nos primeiros sintomas, é bom a pessoa procurar uma ajuda médica, até porque, a depressão pode levar o paciente a ter pensamentos suicidas.

A depressão em nível leve geralmente pode ser controlada sem medicamentos, sendo tratada com terapia e exercícios físicos, por exemplo.

Mas quando ela atinge níveis moderado e grave será necessário o uso de medicamentos para amenizar os sintomas da depressão. Outro recurso é a terapia e outras opções que possam melhorar a qualidade de vida do paciente, prescritas por psicólogos e psiquiatras.

A depressão dá direito a benefícios do INSS?

Para ter direito a um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o trabalhador precisa estar numa situação que o incapacite de exercer sua atividade profissional devido à depressão ou  a transtornos psicológicos. Neste caso, será possível ter direito à aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez).  No entanto, o INSS não considera a doença em si, mas, sim, os sintomas que ela pode causar na vida do trabalhador que o incapacite para as atividades laborais.

Para ter direito ao benefício, a pessoa que está com depressão precisará passar por uma perícia médica pelo INSS. Os especialistas em Previdência Social afirmam que dificilmente, o segurado consegue aposentar por invalidez num primeiro momento. Isso porque, primeiro, após passar por uma perícia, e o perito atestar que você está incapcitado para exercer suas atividades laborais, você ficará afastado em auxílio temporário.  Em seguida precisará passar por uma avaliação feita por uma junta médica.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará uma análise do grau e das consequências da depressão ou do transtorno psicológico. Sendo que é muito difícil uma pessoa com depressão se aposentar por invalidez. O INSS só concede esse benefício em casos bem extremos em que, realmente, há uma depressão profunda, que a pessoa não consegue sair daquela condição. Neste caso, ela terá a concessão da aposentadoria por incapacidade permanente.

Como solicitar a aposentadoria por invalidez?

O paciente com depressão vai precisar pedir um agendamento de uma perícia médica para o benefício por incapacidade. Basta acessar o site ou aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone 135 (segunda a sábado das 7h às 22h). Depois você deverá comparecer à agência do INSS no dia e hora estabelecidos no agendamento.

Durante a perícia médica, será avaliado o tipo de incapacidade que o segurado tem:incapacidade temporária ou se é uma incapacidade definitiva. São raros os casos em que pessoas nessa situação tenham conseguido a aposentadoria por invalidez no primeiro requerimento. Primeiro, o INSS concederá o auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária), só mais tarde, é que será concedida a aposentadoria por invalidez.

O que é aposentadoria por invalidez?

A Aposentadoria por Invalidez é um benefício previdenciário por incapacidade concedido ao segurado que, em razão de alguma moléstia ou incapacidade, não pode mais exercer atividades laborativas.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post INSS concede benefícios para quem está com depressão? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui