Na última sexta-feira (14), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passará a utilizar o Whatsapp na prestação de serviços aos segurados. Em suma, o mensageiro funcionará como um canal para o encaminhamento de diversas orientações provindas do instituto, incluindo, detalhes sobre pedidos de concessão e manutenção de benefícios, datas e locais de perícia médica, entre outros.
O anúncio foi dado em reunião do ministro junto a gestores do instituto na sede da Gerência-Executiva Fortaleza (CE). Na ocasião, estavam presentes figuras importantes, tais como Rogério Souza, superintendente regional do INSS no Nordeste, e os e os gerentes-executivos Francismar Lucena (Fortaleza), Robson Fonseca (Sobral) e Emerson Callou (Juazeiro do Norte).
Além destes, também participaram da reunião parlamentares do Ceará, procuradores federais da Advocacia-Geral da União, peritos médicos federais e diretores do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece).
Sobre a medida
A aposta de Carlos Lupi se direciona ao uso da tecnologia, no intuito de potencializar a eficácia e rapidez nos atendimentos do INSS. Segundo ele, a utilização do aplicativo é capaz de melhorar a comunicação com a população, uma vez que grande parte dos brasileiros possui Whatsapp instalado no celular.
“Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão.”, argumenta o ministro.
Lupi informou que o aplicativo será testado por um mês como uma ferramenta de interação com a população, e permitirá que o INSS envie avisos sobre datas de perícias, andamento de pedidos e orientações diversas.
Além da iniciativa, o ministro também disse que o MPS firmará acordos de cooperação técnica com os Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social, Marinha e Desenvolvimento Agrário. O objetivo é facilitar o compartilhamento de informações, como aquelas referentes ao Cadastro Único, e auxiliar em demandas de outros benefícios.
Fila de espera do INSS
Em visita à central de atendimento APS Fortaleza-Centro, Lupi aproveitou para falar sobre outras demandas atreladas ao instituto, dentre elas, coube destaque para a necessidade de reduzir a grande fila por espera de atendimento. A longa demora nos processos, representa uma problemática para o INSS há um bom tempo.
De acordo com o ministro, o tema assume a posição de protagonismo nas atividades do Ministério da Previdência Social. “Vamos humanizar mais o INSS. Mudar nossa imagem reduzindo essa espera. É a minha principal tarefa: resgatar a imagem do INSS”, disse.
Durante a visita, Lupi reservou um tempo para conversar com os servidores do instituto. Na oportunidade, ele demonstrou gratidão e parabenizou pelos esforços nos serviços, a cada um dos trabalhadores ali presentes.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui