Design fundo by @s.salvador / freepik / editado por Jornal Contábil

Desde a semana passada os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), estão recebendo o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Na semana passada a primeira parcela do abono natalino começou a ser paga para os segurados que ganham um salário-mínimo, já nesta semana os segurados que ganham acima de um salário também começaram a receber.

Contudo, em ambos os casos, seja de quem ganha um salário-mínimo ou quem ganha valores mais altos o cronograma de pagamentos da primeira parcela se encerra na próxima sexta-feira (6).

Logo, com a proximidade do fim do calendário de pagamentos da primeira parcela, os segurados do INSS já podem começar a se programar para a liberação da segunda parcela do benefício.

Quem tem direito?

A maioria dos segurados do INSS possuem direito ao 13º salário. Isso vale tanto para quem recebe:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Beneficiários de programas sociais pagos pelo INSS como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), não possuem direito ao 13º salário.

Desconto de Imposto de Renda na segunda parcela

O cronograma de pagamentos da segunda parcela do 13º salário terá início no dia 25 de maio para os segurados que ganham um salário-mínimo.

Já os segurados que ganham acima de um salário-mínimo terão a segunda parcela do abono natalino liberada a partir do dia 1º de junho.

É importante lembrar que na segunda parcela haverá o desconto do Imposto de Renda para os segurados que ganham maiores salários.

O desconto do Imposto de Renda no pagamento do 13º salário ocorre nas seguintes situações:

  • Aposentados com 64 anos ou menos: são passíveis de Imposto de Renda quando ganham mais que R$ 1.903,98 mensais;
  • Aposentados com 65 anos ou mais: terão desconto no Imposto de Renda os segurados com ganhos superiores a R$ 3.807,93 por mês.

É importante lembrar que mesmo existindo a tributação sobre o 13º salário, existe a possibilidade de restituição do imposto de volta (receber de volta o que foi pago a mais).

Logo, é importante que os segurados guardem os recibos das despesas dedutíveis durante o ano, que podem gerar abatimento nos valores devidos ao Leão.

Calendário da primeira parcela do 13º salário

Confira o calendário de pagamento da primeira parcela do 13º salário que se encerra essa semana.

Para quem ganha um salário-mínimo

Para quem ganha acima do salário mínimo

Calendário da segunda parcela do 13º salário

Confira o cronograma de pagamentos da segunda parcela do 13º salário para todos os segurados:

Para quem ganha um salário-mínimo

Para quem ganha acima do salário mínimo

O post INSS libera calendário da 2ª parcela do 13º salário apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui