Na última semana, o Governo Federal liberou uma série de medidas com o objetivo de injetar R$ 165 bilhões na economia no decorrer deste ano.
Dentre as medidas do governo, duas delas têm impacto direto na vida dos aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A primeira delas é a antecipação do 13º salário que começa a ser paga já no mês que vem, e a segunda diz respeito à ampliação da margem do crédito consignado.
Nova margem do crédito consignado
Normalmente a margem do crédito consignado para os segurados do INSS é de 35%, sendo elas 30% destinado para a contratação de empréstimos e 5% para a utilização de cartão de crédito.
Todavia, nos últimos dois anos o governo acabou ampliando essa margem de 35% para 40% em decorrência da pandemia da covid-19.
No entanto, para tentar ajudar os segurados a conseguirem se estabilizar financeiramente, o governo optou por ampliar novamente este ano a margem do crédito consignado para 40%.
Vale lembrar que a margem do crédito consignado é o quanto o segurado pode comprometer com a contratação de crédito. Sendo assim, com a mudança, os segurados podem comprometer até 40% do que recebem mensalmente de benefício com crédito, da seguinte forma:
- 35% poderá ser utilizado para a contratação de empréstimo
- 5% poderá ser utilizado com cartão de crédito.
Antecipação do 13º salário do INSS
Assim como aconteceu também nos últimos dois anos devido a pandemia do covid-19, o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS será antecipado novamente.
A antecipação vai seguir o mesmo padrão do ano passado, onde os segurados vão receber as duas parcelas do 13º salário ainda no primeiro semestre do ano.
Confira à seguir o calendário completo de pagamentos do 13º salário para este ano:
Para os segurados que ganham até um salário mínimo
Para os segurados que ganham acima de um salário
O post INSS libera dois novos benefícios para os aposentados e pensionistas apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui