O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a pagar nesta sexta-feira (1º) o benefício dos aposentados que recebem acima de um salário mínimo.
Para os beneficiários que recebem um salário mínimo, o pagamento foi liberado a partir do dia 24 de junho. Mais de 36 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber o benefício mensal.
Como consultar o benefício?
Através do site ou aplicativo Meu INSS é possível consultar o valor que será depositado na folha de pagamento do mês de junho.
Será permitido que você acesse diversos serviços relacionados à Previdência Social, como verificar o tempo de contribuição do trabalhador, simular o valor da aposentadoria, consultar o extrato de pagamento de benefícios e agendar ou remarcar perícias médicas.
Segundo a Previdência, a maior parte dos segurados, algo em torno de 24 milhões, recebem o benefício de um salário mínimo. O depósito para esse grupo segue até o dia 07 de julho.
Já os 12 milhões recebem benefícios acima de um salário mínimo. O cronograma de pagamento de junho começou nesta sexta-feira, 1º de julho e seguirá também até a quinta-feira da semana seguinte, dia 7.
Para saber o valor do benefício basta observar o número do cartão pelo qual recebe a aposentadoria, pensão ou auxílio. O número final do cartão, sem considerar o dígito verificador (número após o traço) vai indicar no calendário o dia em que o benefício será depositado.
Calendário do INSS – Junho de 2022
Para quem ganha um salário mínimo:
final do benefício 1 – 24 de junho;
final do benefício 2 – 27 de junho;
final do benefício 3 – 28 de junho;
final do benefício 4 – 29 de junho;
final do benefício 5 – 30 de junho;
final do benefício 6 – 1º de julho;
final do benefício 7 – 04 de julho;
final do benefício 8 – 05 de julho;
final do benefício 9 – 06 de julho;
final do benefício 10 – 07 de julho.
Para quem recebe acima do piso nacional:
final do benefício 1 e 6 – 01 de julho;
final do benefício 2 e 7 – 04 de julho;
final do benefício 3 e 8 – 05 de julho;
final do benefício 4 e 9 – 06 de julho;
final do benefício 5 e 0 – 07 de julho.
14º salário do INSS fica para 2023
O Projeto de Lei 4367/20 que institui o pagamento excepcional de um 14º salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não tem muitas chances de ser aprovado em 2022.
O que vem decepcionando os segurados que esperam por esse benefício desde 2020. O 14º salário seria uma forma de compensar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o relator da proposta na CCJC, o deputado Ricardo Silva (PSD-SP):
“Infelizmente, em seu último trâmite, um ato nada usual do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), retirou de pauta e submeteu à análise de comissão especial. Esse gesto, por si, mata qualquer possibilidade de análise neste ano. Mas não desistiremos de lutar pelos aposentados e pensionistas”.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui