O 14° salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem sido motivo de debate, isso porque, ele foi prometido no ano passado aos aposentados que ficaram sem uma renda extra no final do ano, já que o 13° salário foi antecipado.
Em 2021, novamente, devido à pandemia de Covid-19, o 13° salário foi antecipado, e os aposentados não terão outra vez uma renda extra no final do ano.
Reacende novamente a esperança de que o 14° salário saia do papel e favoreça este grupo de pessoas que vão precisar do dinheiro extra em dezembro. Existe um projeto de lei no Congresso que aguarda ser votado. O projeto prevê o pagamento de um valor emergencial, chamado 14° salário, aos segurados do INSS.
O abono natalino que os aposentados e pensionistas do INSS teriam direito no final do ano, foi antecipado em 2021, para os meses de maio e junho.
Em condições normais, o 13° salário é pago aos segurados do INSS, em duas parcelas, a primeira em agosto e a segunda em novembro. Facilitando as compras de final de ano.
Com antecipação para maio e junho, surge novamente a esperança de ter um valor extra em dezembro de 2021.
A antecipação do 13° salário foi benéfico para a economia, quando foi injetado R$ 52 bilhões.
14º salário vai ser liberado em 2021?
Em 2020, o Projeto de Lei (PL) nº 3.657/2020 foi acolhido pelo senador Paulo Paim (PT), o texto prevê a criação emergencial do pagamento adicional. No entanto, os parlamentares não se sensibilizaram com a medida e ela não foi aprovada. Ela ainda pode ser analisada pelo legislativo.
O senador Paulo Paim tem se movimentado para emplacar a proposta e ela passar por votação.
A complicação para liberar o 14° salário, está no gasto que o governo teria. O 13° salário teve um gasto em torno de R$ 50 bilhões. O medo é que o 14° chegue perto deste valor. Sendo esse o principal motivo do benefício emergencial não sair do papel.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post INSS: quais as chances do 14° salário ser aprovado este ano? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui