Aposentadoria por Idade - Imagem De wavebreak3 / Adobe Stock / editado por Jornal Contábil

A reforma da Previdência mudou as regras da aposentadoria. Muitos trabalhadores para se aposentar por idade vão precisar cumprir uma regra de transição para ter direito ao benefício.

Em 13 de novembro de 2019, quando foi promulgada a Reforma da Previdência, foi criada uma regra de transição para não prejudicar quem já era segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antes da reforma.

Quais são as regras atuais para solicitar aposentadoria por idade?

Caso a pessoa deseje se aposentar por idade neste ano, vai precisar cumprir algumas regras para ter direito ao benefício.

Para quem já era segurado do INSS antes da reforma, tinha direito até 12 de novembro de 2019, precisa estar dentro da seguinte regra:

• O homem ter a idade mínima de 65 anos e ter cumprido carência de 180 meses;
  • Já a mulher ter 60 anos de idade e ter cumprido uma carência de 180 meses.
  • Porém, se você começou a trabalhar antes de 12 de novembro de 2019, e não completou os requisitos, vai precisar comprovar:
  • O homem ter 15 anos de contribuição e 65 anos de idade;
  • A mulher ter 15 anos de contribuição e 61 anos de idade (a idade, no caso, aumenta 6 meses por ano até que atinja os 62 anos em 2023).

Depois da Reforma

Quem começou a contribuir junto ao INSS após a Reforma da Previdência, deverá cumprir os seguintes requisitos:

• O homem ter 20 anos de contribuição e 65 anos de idade;
  • A mulher ter 15 anos de contribuição e 62 anos de idade.

Como solicitar essa modalidade de aposentadoria?

Estando cumprindo os requisitos exigidos pela Previdência Social, será possível solicitar a aposentadoria da seguinte forma:

• Acesse o site do Meu INSS ou baixe o aplicativo (disponível para Android ou iOS);
  • Para quem já tem senha cadastrada, acesse o portal ou o app e, se a não tiver, clique em “cadastrar senha” para criar uma conta;
  • Logo no início, digite a palavra “aposentadoria” na caixa de pesquisa, clicando logo depois na opção “Aposentadoria por tempo de contribuição/idade urbana”;
  • Em seguida, selecione a opção “aposentadoria por idade”;
  • Neste momento, atualize seus dados e clique em “avançar”, depois em “continuar” para ler as informações. Ao terminar, clique em “avançar” novamente;
  • Preencha todos os dados requisitados e clique em + para anexar os documentos exigidos, clicando em “avançar” depois;
  • Escolha a agência do INSS mais próxima da sua residência e vá em “avançar”;
  • Confira todas as informações que aparecerem na tela e, caso estejam corretas, clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima”. Clique em “avançar” para terminar.

Agora você terá que esperar que o INSS faça uma análise do seu pedido e depois enviar uma resposta para você. Lembrando que isso pode demorar alguns dias.

O post INSS: Quais os requisitos para se aposentar por idade em 2022? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.