A Reforma da Previdência que começou a valer em 13 de novembro de 2019, modificou várias normas nos benefícios assegurados pelo INSS, a aposentadoria é um deles. Continue conosco e veja quais são os requisitos para assegurar a aposentadoria por idade no próximo ano.
Critérios para garantir a aposentadoria por idade antes da reforma (até 12/11/2019)
- 65 anos de idade e 15 anos de recolhimento para homens;
- 60 anos de idade e 15 anos de recolhimento para mulheres.
Vale destacar, que o trabalhador que cumpriu os requisitos até o dia 12 de novembro de 2019 garante o benefício por essa regra, mesmo que tenha feito o pedido depois dessa data.
Critérios para garantir a aposentadoria por idade depois da reforma (13/11/2019)
- Ter 65 anos de idade e 20 anos de tempo de recolhimento, se homem;
- Ter 62 anos de idade e 15 anos de tempo de recolhimento, se mulher.
É bom destacar, que em 2022, a idade mínima para a mulher se aposentar será de 61 anos e 6 meses, a idade do homem não sofre alteração.
Regras da aposentadoria por idade para trabalhadores rurais e pessoas portadoras de deficiência
Confira a seguir, como fica a regra para esses segurados:
- 15 anos de arrecadação;
- 55 anos de idade para mulheres;
- 60 anos de idade para homens.
Importante: O segurado pode somar tempo de contribuição no serviço urbano e rural, mas assim perde o benefício de redução de idade.
Normas de transição da aposentadoria
Regra da Idade Progressiva
Para se enquadrar nessa regra as mulheres precisam ter 56 anos de idade e terem recolhido junto ao INSS pelo período de 30 anos. Os homens precisam ter 61 anos de idade e terem recolhido pelo período de 35 anos.
Para esse grupo, haverá um acréscimo anual progressivo de idade, onde no final da progressão as mulheres poderão se aposentar somente aos 62 e os homens somente aos 65.
Regra do Pedágio 50%
Essa norma só é vantajosa para os segurados que faltavam menos de 2 anos para se aposentar quando a reforma começou a valer. O tempo de arrecadação mínimo para as mulheres é de 28 anos e para os homens esse período é de 33 anos, na data de 13 de novembro de 2019.
Para entrar nessa norma é necessário cumprir um pedágio de 50% da quantia que faltava para o tempo mínimo de recolhimento, na data citada anteriormente.
Regra do Pedágio 100%
Para assegurar a aposentadoria por essa regra, a mulher precisa ter 30 anos de contribuição e 57 anos de idade, o homem precisa ter 35 anos de recolhimento e 60 anos de idade. Outro ponto fundamental é cumprir 100% do valor que falta para o tempo de recolhimento ao INSS, na data de 13 de novembro de 2019.
Regra por pontos
- 30 anos de tempo de recolhimento, se mulher;
- 35 anos de tempo de recolhimento, se homem;
- 86 pontos +1 ponto por ano, a partir de 2020 (até o limite de 100 pontos), se mulher;
- 96 pontos +1 ponto por ano, a partir de 2020 (até o limite de 105 pontos), se homem.
Importante: Em 2022, as mulheres precisarão de 89 pontos para assegurar a aposentadoria e os homens precisarão de 99 pontos.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post INSS: Quais serão as mudanças na aposentadoria em 2022? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui