O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS é usado pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS para a concessão de benefícios previdenciários. No CNIS estão os dados relativos ao histórico de arrecadações de cada contribuinte.
Embasados nos dados incluídos no CNIS, são feitos os cálculos do período de arrecadação e dos valores pagos a cada benefício.
Por esse motivo é de suma importância que as informações incluídas no sistema CNIS estejam certas e apresentem todos os vínculos de trabalho e arrecadações realizadas pelos contribuintes, assim como a quantia recolhida, para que os direitos não sejam negados ou os pagamentos não tenham valores menores que o esperado.
Por que algumas informações dos segurados não constam no CNIS ou estão incorretas?
Isso acontece porque o sistema foi mantido manualmente durante muito tempo, o que acarretou em discordâncias e incoerências relativas a esse procedimento realizado de forma arcaica. Existem também as confusões normais aos processos de migração para os sistemas eletrônicos.
Logo, existe a chance de algumas informações relativas ao histórico de arrecadações do contribuinte não estarem incluídas da forma certa no sistema CNIS, isso atrapalha o processo de concessão de benefícios e também pode fazer com que a quantia a ser recebida pelo benefício concedido seja menor; pois o cálculo do provento é baseado nos valores e no período de arrecadação do contribuinte.
Quais são os documentos que estão relacionados à vida profissional do contribuinte?
Como foi mencionado acima, o CNIS contém as informações relativas ao histórico de contribuições do trabalhador. Além dele, a carteira de trabalho, os contracheques, os carnês e outros documentos relacionados à vida do profissional, podem ser úteis para a comprovação do tempo de serviço ou das arrecadações que não estão incluídas no sistema, ou que foram colocadas de forma incorreta. Esses documentos podem ser usados para que seja realizado o Acerto de Vínculos e Contribuições do segurado, assegurando que o INSS tenha os dados necessários para a verificação do respectivo direito.
Isto é, quando alguma discordância é identificada, como tempo de serviço incompleto, remuneração errada ou inexistente, existe a chance de fazer a inclusão, exclusão ou modificação dos dados no histórico do contribuinte (CNIS), através do acerto de vínculos e remunerações.
Como o segurado pode fazer essa verificação das informações do CNIS?
Como podemos perceber, a verificação de todos os pormenores que constam no CNIS é de suma importância, principalmente as informações relacionadas ao vínculo de trabalho e aos pagamentos de cada período. Uma dica para quem quer evitar desgastes, é contratar profissionais com experiência e especializados que possam assegurar que os dados incluídos no CNIS estejam corretos e assim o direito do contribuinte seja concedido.
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Fonte: Jornal Contábil
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