Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios pagos pelo INSS vão começar a receber a segunda parcela do 13º salário a partir da semana que vem.
A segunda parcela do INSS começará a ser paga a partir do dia 25 para segurados que ganham um salário mínimo e a partir do dia 1º de junho para quem ganha acima de um salário.
Todavia, alguns segurados ainda possuem dúvidas sobre quem pode e quem não pode receber a segunda parcela do abono natalino e é sobre isso que falaremos agora, acompanhe!
Quem vai e quem não vai receber a 2ª parcela?
Todos os segurados do INSS que receberam a primeira parcela do 13º salário, pagos entre os dias 25 de abril a 6 de junho terão acesso à segunda parcela.
Isso porque o direito não é a cada parcela do 13º salário, mas sim o direito ao abono natalino, logo, todo e qualquer segurado com direito ao benefício terá acesso às duas parcelas do benefício.
Assim, somente não receberá a segunda parcela do abono natalino os segurados de benefícios pagos pelo INSS que não receberam a primeira parcela.
O que muda da primeira parcela para a segunda, é que para alguns segurados que ganham mais, poderá haver o desconto do Imposto de Renda, confira:
- Aposentados com 64 anos ou menos: são passíveis de Imposto de Renda os valores do abono de quem ganha mais do que R$ 1.903,98 mensais;
- Aposentados com 65 anos ou mais: terão desconto de Imposto de Renda no 13º salário os segurados com ganhos superiores a R$ 3.807,93 por mês.
Sou recém-aposentado ou recém-segurado, vou receber algum valor?
Todos os segurados do INSS que tiveram o benefício concedido após janeiro terão o 13º salário calculado proporcionalmente a quantidade de meses em que a pessoa terá acesso ao benefício ao longo do ano.
Os segurados do INSS que estão tendo a concessão do benefício neste mês de maio, ou que ainda terão o benefício concedido no decorrer do ano, vão receber o 13º salário em uma cota única no mês de novembro.
Como vai funcionar o pagamento da segunda parcela?
A segunda parcela do 13º salário começará a ser paga a partir do dia 25 de maio. O valor do abono natalino será depositado junto com o benefício mensal.
O pagamento ocorre em dois grupos, sendo eles dos segurados que ganham até um salário mínimo que se iniciará no dia 25 de maio, e os segurados que recebem mais que isso que terá início no dia 1º de junho.
Calendário de pagamentos do 13º salário
Para quem ganha até um salário mínimo, o pagamento da segunda parcela do 13º do INSS acontecerá nas seguintes datas:
Para quem ganha acima de um salário, o pagamento da segunda parcela do 13º do INSS acontecerá nas seguintes datas:
Canais de consulta
Os segurados já podem consultar os valores a receber e demais informações do 13º salário através dos seguintes canais:
O post INSS: Quem não vai receber a 2ª parcela do 13º salário? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui