A fila do INSS para a análise dos pedidos está muito grande, o que faz com que os prazos determinados anteriormente não sejam cumpridos. Em 2022, o prazo que era de 45 dias passou a ser de até 90 dias. Isto é, o tempo para análise de grande parte dos benefícios aumentou.
Esses novos prazos irão vigorar por dois anos, e são resultado de um acordo entre o INSS, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU). A homologação desse acordo aconteceu através do Supremo Tribunal Federal (STF). A finalidade é assegurar que o INSS cumpra o prazo de resposta, além de reduzir a fila de espera e a quantidade de ações judiciais contra a autarquia.
Prazos administrativos em 2022
Acompanhe a seguir como ficaram os novos prazos administrativos:
- Benefício assistencial (BPC/LOAS) – 90 dias
- Aposentadorias (menos por invalidez) – 90 dias
- Aposentadoria por invalidez – 45 dias
- Salário-maternidade – 30 dias
- Pensão por morte – 60 dias
- Auxílio-reclusão – 60 dias
- Auxílio-doença e por acidente de trabalho – 45 dias
- Auxílio-acidente – 60 dias
Importante: Os novos prazos valem para as novas solicitações e para os pedidos que já estão na fila de espera. Os prazos são diferentes para cada tipo de benefício, pois foram determinados conforme a complexidade da análise. Em grande parte dos benefícios o prazo foi ampliado, a exceção acontece quando tratamos do salário-maternidade, nesse caso o pedido tem o prazo máximo de 30 dias para ser analisado.
Quando começa a contagem dos novos prazos?
A contagem começa a partir da solicitação para a concessão inicial. O prazo para os benefícios que precisam de perícia médica e avaliação social será contado a partir da conclusão dessas etapas.
Vale lembrar, que durante a validade do acordo (dois anos) os segurados não poderão requerer o mandado de segurança para assegurar a implementação imediata do benefício. Será preciso aguardar que o novo prazo do INSS seja finalizado para entrar com uma ação na Justiça.
O que acontece quando o segurado deixa de apresentar algum documento na solicitação do benefício?
Quando isso acontece o benefício fica com status em exigência, que mostra que o segurado precisa apresentar a documentação complementar para que a análise possa ser finalizada.
Nesse caso, há a suspensão da contagem dos prazos determinados. O reinício acontecerá depois do término do prazo fixado para a apresentação dos documentos que faltavam ou da apresentação deles (o que acontecer primeiro).
Prazos judiciais em 2022
O acordo também mudou os prazos para cumprimento de decisões judiciais.
Veja a seguir como eles ficaram:
- Benefícios por incapacidade – 25 dias
- Benefícios de caráter assistencial – 25 dias
- Aposentadorias, pensões e outros auxílios – 45 dias
- Ações revisionais, emissão de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), averbação de tempo, emissão de boletos de indenização – 90 dias
- Juntada de documentos de instrução (processos administrativos e outras informações, às quais o Judiciário não tenha acesso) – 30 dias
- Implantação em tutela de urgência – 15 dias
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post INSS: saiba qual é o prazo para análises e perícias médicas em 2022 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui