
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu suspender o repasse de recursos ao Banco Master após encontrar irregularidades em contratos de empréstimos consignados firmados com aposentados e pensionistas.
Segundo o INSS, a decisão foi tomada após auditorias internas mostrarem descumprimento de normas, falhas documentais e problemas na validação de assinaturas usas em contratos.
Cerca de R$ 2 bilhões estão retidos
Cerca de 254 mil contratos de crédito consignado, permanecem retidos. Esses valores só poderão ser liberados se o banco comprovar que todas as operações seguiram as regras necessárias.
Ademais, desde setembro do ano passado, o Banco Master já estava impedido de oferecer novos empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. Porém, mesmo assim os repasses de contratos antigos continuavam a ser realizados, o que foi interrompido.
Motivos da decisão
Entre os principais problemas encontrados estão:
- Ausência de informações obrigatórias;
- Modelo de contrato apresentado pelo banco considerado incompatível;
- Documentos sem QR Code necessário para verificação da autenticidade das assinaturas eletrônicas.
Reclamações de aposentados
O que também contribuiu para o aumento da suspeita foram os casos de reclamações registradas pelos beneficiários, que relataram descontos indevidos em seus benefícios. Após isso, o INSS solicitou ao banco o envio das cópias dos contratos para uma verificação detalhada.
Reunião pode definir cancelamento dos contratos
O INSS agendou uma reunião com o Banco para discutir o caso e estabelecer um prazo para a regularização de pendências.
O presidente do INSS ainda orientou que os aposentados e pensionistas que tiveram descontos a partir de setembro procurem a ouvidoria para registrar reclamações.
O post INSS suspende repasses a banco após identificar irregularidades em consignados apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte: Jornal Contábil
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui


