Antes de saber se o tempo de auxílio doença pode ser utilizado para a contagem de tempo na aposentadoria especial é necessário compreender cada um desses benefícios e suas principais peculiaridades.
Auxílio doença:
O auxílio doença é benefício destinado a todos os trabalhadores que se encontram impossibilitados de exercer sua atividade profissional, seja em decorrência de um doença ou de um acidente de trabalho.
Sendo necessária perícia para a comprovação da impossibilidade laboral em virtude da doença ou do acidente de trabalho. Para compreender melhor esse benefício é preciso conhecer cada um dos seus requisitos:
- Afastamento do empregado por 15 dias de sua atividade, podendo ser intercalado em um prazo de 60 dias;
- Carência mínima de contribuição ao INSS de 12 meses;
- Comprovar a incapacidade de trabalhar por doença;
- Perícia no INSS para comprovar a incapacidade laboral por motivo de doença ou de acidente;
- Acidente de trabalho: não há necessidade de cumprimento da carência mínima.
Uma vez cessada a necessidade de afastamento do trabalho o trabalhador volta a sua atividade profissional, e nos casos em que for constatada a incapacidade permanente o segurado terá direito a aposentadoria por invalidez.
Aposentadoria especial:
A aposentadoria especial é modalidade de aposentadoria destinada aos profissionais que exercem sua atividade em ambiente insalubre ou de risco a saúde. Nesse caso o trabalhador terá uma série de benefícios, como por exemplo tempo de contribuição reduzido e direito a aposentadoria integral. São requisitos para obtenção da aposentadoria especial:
- Que o trabalhador exerça sua atividade profissional em ambiente insalubre ou de risco a integridade física;
- Que tenha contribuído por 15, 20 ou 25 anos, dependendo da modalidade de atividade exercida;
- Comprove que o ambiente em que a atividade é exercida é insalubre ou apresenta risco a integridade física, através de laudo técnico, mais conhecido como PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
Sendo necessário que todos esses requisitos sejam preenchidos para que o benefício seja concedido ao segurado.
Mas afinal, o tempo de auxílio doença pode ser utilizado na contagem para o tempo de aposentadoria especial?
O entendimento exarado pelo Superior Tribunal de Justiça em junho deste ano (2019) é de que SIM o tempo de auxílio doença pode ser utilizado na contagem de tempo para aposentadoria especial.
Isto pois, se o tempo de auxílio doença fosse excluído dessa conta, também deveriam ser excluídos o tempo de férias e de licença maternidade. Contudo para isso é necessário que ao tempo do afastamento o trabalhador comprove que estava laborando em ambiente prejudicial a saúde.
Além disso o auxílio doença não será contabilizado para aposentadoria especial apenas em caso de doença, sendo necessário que seja aplicado também quando o recebimento do benefício se der por acidente.
Contudo nem sempre essa contagem irá ocorrer pela via administrativa, sendo necessário que o segurado reclame seu direito através da via judicial.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original Melo Advogados
O post INSS: Tempo de Auxílio Doença conta para a Aposentadoria Especial? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal ContábilAbertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui