Desde a entrada em vigor da Reforma da Previdência em 13/11/2019 os segurados do INSS que entraram com pedido de aposentadorias e pensões precisam de certa dose de paciência para lidar com a demora do INSS em analisar os pedidos.
Isso por que embora a lei estabeleça um prazo de 45 dias para o INSS dar uma resposta aos pedidos de aposentadoria e pensão, na prática, a análise do processo leva em média de três a quatro meses.
Grande parte dessa espera acontece durante a análise da documentação, depois que o segurado já fez o requerimento pelo portal Meu INSS.
O que fazer se o INSS não respeitar o prazo legal?
O INSS tem o prazo legal de 45 dias para analisar o pedido feito pelo segurado.
Ao ultrapassar esse prazo o INSS fere o direito líquido e certo do segurado, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal.
Caso o segurado esteja esperando a mais de 45 dias na fila do INSS é possível registrar uma reclamação perante a ouvidoria do INSS através do telefone 135 ou buscar o Judiciário através de ação judicial para cobrar uma resposta do INSS quanto ao pedido feito pelo segurado.
Em alguns casos, é possível cobrar a indenização por danos morais em relação à demora na concessão do benefício previdenciário nos casos onde o segurado encontra-se numa situação de penúria financeira, desempregado ou doente, por exemplo, pois a aposentadoria e pensão constitui renda de caráter alimentar.
Ressalta-se que caso seja deferido o benefício, o INSS efetua o pagamento dos atrasados ao segurado desde à data da entrada do pedido de aposentadoria até a efetiva concessão do benefício.
O que pode ser feito para diminuir a demora na concessão dos benefícios?
Outra dica que é muito valiosa para quem ainda não fez o requerimento do benefício é avaliar se toda a documentação está correta e se o requerimento foi feito de forma que facilite para o servidor do INSS a análise do pedido.
Isso por que, muitas vezes com a facilidade trazida pelo portal “Meu INSS” muitos segurados fazem o seu pedido de aposentadoria de forma errada, o que acaba atrasando a análise do pedido por parte do INSS.
Já presenciamos casos aqui no escritório de pessoas que pedem a concessão de aposentadoria especial e não anexam os laudos PPP’s e demais documentos necessários para a análise desse tipo de benefício.
O resultado é a espera por meses até a negativa do INSS, onde então o segurado se dá conta da falta de documentos no momento do pedido, tendo muitas vezes que iniciar todo o requerimento novamente junto ao INSS.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Conteúdo original Domeneghetti Advogados Associados
O post INSS: Tempo Médio para a Concessão de Aposentadorias e Pensões? apareceu primeiro em Jornal Contábil – contabilidade, direito, INSS, Microempreendedor.
Fonte: Jornal ContábilAbertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui