O 14° salário vem sendo um motivo para vários debates, principalmente pelo fato de ter sido divulgado em 2020, como uma ajuda para os aposentados e pensionistas do INSS que naquele ano tiveram o 13° salário antecipado devido à pandemia de Covid-19.
Agora, o assunto volta novamente, isso porque o 13° salário foi antecipado para maio e junho deste ano, também devido à Covid-19. A preocupação é a mesma, os aposentados ficarão sem um dinheiro extra no final.
No entanto, não existe nenhuma confirmação que o 14° salário seja liberado para o final do ano como um abono extra de Natal.
Em agosto, um projeto de lei de n° 3.657 foi apresentado ao Congresso pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que prevê a possível liberação do pagamento do 14° salário mínimo a segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, este projeto está parado no Senado desde 2020.
Um dos motivos para o 14° salário não ser liberado é falta de recursos para pagar o abono. Numa entrevista ao jornal Extra, Paulo Paim discordou “O governo pode retirar os recursos da PEC 10/2020, aprovada e que trata de recursos emergenciais. A proposta, agora Emenda Constitucional 106, criou um regime extraordinário fiscal e financeiro para vigorar durante estado de calamidade pública provocada pela pandemia de coronavírus”.
O projeto de lei do 14º salário, do senador Paulo Paim (PT-RS), determina a duplicação, em caráter emergencial, já que o 13° salário foi antecipado.
O senador no seu texto, também beneficia os segurados dependentes e Regime Geral da Previdência Social (RGPS).
O senador considera que mais de 10 milhões de brasileiros já dependiam da renda de idosos aposentados para viver, e que eles arcam com a maior parte das despesas, socorrendo filhos e netos.
No entanto, embora o senador demonstre vontade, os parlamentares não se sensibilizaram com a proposta e ela continua parada.
Então, sejamos sinceros, a liberação do 14° salário em 2021, é pouco provável de acontecer.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post INSS vai pagar 14° salário para aposentados e pensionistas? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui