Imagem por @rawpixel.com / @moviafilmes / freepik

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido pela sua sigla IPVA, diz respeito a uma cobrança tributária obrigatória. No entanto, a cada ano, novos cidadãos ficam livres dessa obrigatoriedade, conforme previsto nas regras progressivas. 

Em outras palavras, a partir de 2023, novos modelos de automóveis estarão na lista de carros isentos ao pagamento do IPVA. Para estar ciente se o seu carro faz parte daqueles que contam com o benefício, é necessário entender as normas determinadas para o seu caso. 

Neste sentido, o IPVA trata-se de um imposto estadual, de modo que o tributo é conduzido pelo Detran de cada região. Diante disso, cada unidade federativa possui normas específicas quanto à taxa e a isenção da cobrança. 

Em geral, as regras de isenção estão relacionadas ao ano de fabricação do veículo, todavia, isto não compete a todos os casos. Dito isso, confira as normas exigidas no seu estado, e saiba se você está entre os felizardos que não irão arcar com o imposto no próximo ano.

Quem não paga IPVA no próximo ano?

Confira na tabela abaixo, quais são as condições de cada estado para garantir a isenção do IPVA: 

Caso você tenha verificado a tabela inteira, naturalmente foi notada a ausência de Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco e Alagoas. Isto porque, estes estados possuem regras diferenciadas dos demais. Confira: 

  • Santa Catarina: a isenção somente é dada para carro fabricados até 1985. Exemplos de modelos isentos: Dodge Dart 1970, Toyota Corolla SE-G 2003, Volkswagen Fusca 1985 
  • Minas Gerais e Pernambuco: adotam o regime de redução progressiva. Exemplos de modelos isentos: Ford Model A 1929, Volkswagen Passat 1979, Volkswagen Fusca 1961. 
  • Alagoas: estão isentos somente os carros adquiridos antes de 31/12/2000;

O post IPVA: Saiba quem não paga mais o imposto em 2023 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui