Muitos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizam ligações para a central de atendimento 135, principalmente aqueles que não têm acesso a internet. Porém, a ligação por telefone fixo é grátis, se a ligação for feita por celular, a pessoa pagará uma taxa como se estivesse fazendo uma ligação local.
Para ajudar os segurados do INSS, o Ministério do Trabalho e Previdência assinou um contrato, no último dia 22 de dezembro, com a operadora Claro para oferecer atendimento gratuito às ligações feitas a partir de telefone fixo e também de telefone celular.
A duração do contrato será de 12 meses, sendo possível ser renovado até o máximo de 60 meses. Segundo informações, a prestação do serviço de gratuidade terá início no final de fevereiro de 2023.
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Central 135 do INSS
A Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone que funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.
Por ser considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, a partir do celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.
Quando o segurado do INSS ligar para a Central 135, poderá obter informações, se inscrever na Previdência Social, agendar atendimento em uma agência para requerer benefícios ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença.
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Documentos necessários para ter atendimento pelo telefone 135
- CPF;
- Número de inscrição na Previdência Social;
- Número do NIS/PIS ou NIT;
- Número do Benefício;
- CNPJ/CPF do empregador.
Quais serviços estão disponíveis pelo telefone 135?
- Atualização de dados cadastrais
- Agendamento e resultado de perícia médica
- Consulta à revisão do benefício
- Pedido de cessação de benefício por óbito
- Cadastro ou renovação de representante legal
- Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
- marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
- requerer o pedido de prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
- fazer a inscrição como contribuinte;
- pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
- conferir o andamento dos processos em andamento;
- verificar data de pagamento de benefícios;
- obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
- registrar reclamações, elogios ou denúncias.
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Fonte: Jornal Contábil
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