Em vigor durante 2020, a medida que permitia o corte de salários e redução da jornada de trabalho perdeu a validade no dia 31 de dezembro de 2020.
Agora, os empregadores devem retomar o pagamento integral aos seus colaboradores, assim como o horário de trabalho.
Entretanto, alguns setores da economia, como os bares e restaurantes, pleiteiam diretamente com o Ministério da Economia a criação de um novo programa.
Isso porque esse foi um dos setores mais afetados pela crise decorrente da pandemia de COVID-19, com quase 7% das empresas do segmento tendo fechado as portas durante 2020.
O diretor executivo da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR), Fernando Blower, afirma que “Mesmo com a volta das atividades, estamos com horário reduzido, o que prejudica os empregos, já que ainda não estamos com a capacidade total.
Inicialmente, era esperado que em dezembro a situação já estivesse melhor.
Entretanto, é necessário que as empresas se adequem imediatamente à “nova” realidade enquanto não há uma nova determinação por parte do Governo Federal.
O ponto positivo é que o fim da redução de salários e da jornada de trabalho não representa, necessariamente, o fim do regime de teletrabalho, regulamentado desde a reforma trabalhista.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Original de: Diário do Grande ABC
Fonte: Dr. Fiscal
O post Medida de redução do salário e jornada de trabalho perdeu a validade em dezembro de 2020 apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui