Minha perícia foi negada: Saiba como recorrer

A perícia médica ocorre quando o médico vinculado ao INSS avalia o segurado,  para comprovar situações de incapacidade, identificar se ela tem relação com o trabalho, ou se foi agravada por ele.

É sabido que o INSS nega mais de 60% dos benefícios por incapacidade, se o beneficiário não passa na perícia, ele tem dois caminhos: Pedido de reconsideração e Recurso administrativo.

Continue conosco pois vou te explicar cada um deles. Confira.

Passei pela perícia, como saber o resultado?

Para conferir o resultado da sua perícia médica do INSS você deve acessar o portal Meu INSS:

  1. Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS;
  2. Informe o seu CPF e siga as orientações, caso não possua o cadastro, será preciso realizá-lo;   
  3. Busque pela opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”; 
  4. Feito isso, será disponibilizado um arquivo para baixar, nele conterá a informação se o benefício foi concedido ou não. 

Há também a possibilidade de saber o resultado da perícia médica do INSS por meio do telefone. Para isso, basta ligar para o número 135 e informar CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento.

Caso você consulte o resultado da sua perícia médica e ela tenha sido negada, é preciso que você realize alguns procedimentos para conseguir que o benefício seja liberado. Então vamos te mostra duas formas de recorrer caso você esteja nesta situação

Pedido de reconsideração 

O pedido de reconsideração é um recurso acessível ao cidadão para solicitar a realização de uma nova perícia médica de auxílio-doença. O pedido de reconsideração ao INSS em caso de negativa de benefício pode ser realizado em até 30 dias. É possível fazer um pedido de reconsideração solicitando uma nova pericia pelo telefone 135 ou pelo portal do INSS.

É possível solicitar este serviço uma única vez em cada benefício.

Recurso administrativo

O recurso administrativo é a forma que o trabalhador tem de contestar a decisão do INSS de negar a perícia médica. 

Para entrar com recurso administrativo é preciso:

  1. Acessar o site do Meu INSS;
  2. Fazer o login;
  3. Clicar na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  4. Depois em “Novo Requerimento”;
  5. Selecione “Recurso de Benefício por Incapacidade”;
  6. Preencha o formulário online.

Você pode fazer o recurso administrativo em até 30 dias após o resultado da reconsideração. Caso o recurso também seja negado, a medida a ser tomada deve ser um processo na justiça.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post Minha perícia foi negada: Saiba como recorrer apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui