O que fazer para o seu benefício do INSS não ser suspenso.

Na matéria de hoje vamos explicar sobre o que fazer se o seu benefício do INSS for suspenso, Já adiantamos a todos os segurados que forem notificados, é necessário apresentar as documentações para comprovar o direito de receber tal benefício. 

Qual o prazo para enviar a documentação solicitada?

Para os segurados que forem notificados, eles terão até 60 dias para apresentar a documentação solicitada pelo INSS. 

Preparamos algumas dicas para evitar que seu benefício seja suspenso. 

Suspensão de benefício há mais de 10 anos. 

O beneficiário que recebe seu benefício a mais de 10 anos, o  mesmo não pode ser suspenso pelo INSS, sem apresentar uma prova de má-fé do segurado. 

Notificações. 

O prazo para apresentar a documentação é de 30 dias para os trabalhadores urbanos e de 60 dias para os rurais. 

Existe prazo para recurso? 

Uma vez que o segurado não cumprir o prazo para a defesa, o seu benefício será suspenso, vale ressaltar que se a documentação/ provas, não for o suficiente para o INSS o benefício poderá ser cancelado. 

Cadastro atualizado 

Para que você receba notificação do INSS é necessário manter seu cadastro atualizado, principalmente o endereço, pois, se o INSS precisar enviar alguma notificação e o segurado não morar no  mesmo endereço, o mesmo correrá o risco de ter seu benefício cancelado sem ao menos ter a chance de apresentar provas para continuar recebendo tal benefício. 

Benefício por incapacidade 

Para esses segurados evitar dores de cabeça, a melhor maneira é providenciar as seguintes documentações: 

• Laudos;

• Notas de remédios;

• Relatórios médicos;

• Atestados e exames recentes; e

• Solicite cópia do prontuário médico em hospitais (caso já tenha sido hospitalizado), no serviço de saúde onde faz o acompanhamento ou para seu médico.

Como realizar o envio da documentação? 

O que fazer para o seu benefício do INSS não ser suspenso.

Para fazer este envio, é necessário fazer o login e senha no aplicativo Meu INSS, quando entrar no sistema, solicite o serviço “Atualização de dados de benefício”. 

Em seguida será necessário ter uma cópia anexada, digitalizada, das seguintes documentações do titular ( procurador, representante legal)  do benefício:

• CPF;

• RG;

• Certidão de nascimento ou casamento;

• Título de eleitor; e

• Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS

Caso você não consiga enviar toda essa documentação pelo Meu INSS, você poderá agendar um atendimento presencial em uma das agências do INSS. 

Como fazer o agendamento? 

Para agendar ligue para o telefone 135 e escolha a opção 

“Entrega de Documentos por Convocação”. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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Por: Lais Oliveira

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Fonte: Jornal Contábil
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