Uma recente pesquisa do Sebrae mostra que 63% dos empresários buscam contadores mais proativos em relação à tecnologia e agilidade empregada no serviço e somente 30% das contabilidades atendem essa demanda.
Para conquistar o mercado, o profissional precisa estar atualizado em relação a tecnologia e as constantes mudanças nas legislações.
A profissão de contador exige atenção, responsabilidade e uma série de habilidades específicas para execução de um bom trabalho. Além disso, deve estar bastante atento ao avanço tecnológico para apresentar uma performance de alto nível. Contudo, há muitos desafios a se enfrentar para obter o reconhecimento do mercado.
Nesse contexto, quais as principais ações que podem se tomar a fim de estar preparado para o mercado de trabalho? Na leitura a seguir, vamos falar sobre esse assunto e dar dicas para ser um profissional cada vez melhor.
Leia também: Quais São Os Principais Desafios Da Contabilidade?
Mídias sociais como ferramenta de negócio
Cerca de 80% dos escritórios contábeis utilizam as funcionalidades das redes sociais como forma de divulgar sua empresa, comercializar os seus negócios, encontrar e engajar os clientes on-line e acompanhar o cenário competitivo.
As empresas que utilizam as mídias sociais dizem que os maiores benefícios de se ter presença digital estão no aumento da satisfação do cliente, seguido pelo benefício de atrair e conquistar novos negócios.
O uso de mídias sociais para ‘ouvir’ os clientes e entender suas indústrias é uma forma poderosa de se conectar e aprofundar suas relações com os clientes. Afinal, compartilhar notícias e histórias podem manter sua empresa à frente do mercado de forma contínua.
Acompanhar a tecnologia
Um profissional de contabilidade precisa estar ciente das novidades da tecnologia para ser mais dinâmico e ter foco nas mudanças na legislação. Essa postura vai permitir que o serviço seja feito dentro das melhores práticas, o que proporciona mais segurança aos clientes.
Nesse contexto, nenhum empresário quer receber multa porque não teve o cuidado necessário para fornecer as informações requisitadas pela administração pública sobre o patrimônio e as movimentações financeiras.
Nesse sentido, tornar a burocracia menos dolorosa para os empreendedores e as pessoas físicas é uma das formas de o profissional de contabilidade ser reconhecido pelo trabalho realizado.
Afinal, a velocidade do avanço da tecnologia vem transformando a profissão contábil. A área foi uma das mais impactadas nas últimas décadas, principalmente, com a pandemia de coronavírus. Foram criados novos aplicativos e softwares com o objetivo de auxiliar os contadores no dia a dia da profissão, evitando o retrabalho.
Dessa forma, o profissional deve estar preparado para lidar com novas demandas. Além do conhecimento técnico, o profissional contábil deve ter habilidades que o tornem mais completo para as demandas atuais das empresas.
Investir em consultoria
Para aumentar a renda, muitos profissionais de contabilidade priorizam apostar no aumento do número de contratos. Contudo, é muito interessante ter um trabalho com foco para manter a carteira atual de clientes.
À medida que conquista a confiança do público-alvo, maiores são as possibilidades de ter os serviços indicados. De que maneira isso pode ser viável? Uma boa resposta é por meio da consultoria, em que o foco deve ser ouvir os contratantes e apresentar soluções para os problemas apresentados.
Dessa forma, o ideal é proporcionar um atendimento personalizado para criar uma relação de confiança com o cliente. É essencial ter todas as informações das pessoas e empresas para as quais se presta serviços. Assim, o profissional tem mais chances de atender às demandas com eficiência e de conquistar credibilidade e respeito.
Comunicação dinâmica
É muito bom ter um contato pessoal com o cliente, mas a correria do cotidiano nem sempre propicia um relacionamento tão próximo. Na era da contabilidade 4.0, uma excelente alternativa é contar com ferramentas digitais de comunicação.
De qualquer lugar com acesso à internet, é possível tirar dúvidas dos clientes sobre os serviços e mostrar como as informações devem ser fornecidas aos órgãos públicos para evitar problemas com o Fisco.
Entenda que o profissional que ignorar os softwares de comunicação ágil, terá dificuldades de ter uma boa interatividade com o público-alvo. Além disso, abrirá espaço para os concorrentes estarem mais presentes no mercado.
Apostar no marketing digital
Expandir a divulgação dos serviços nas redes sociais é uma excelente alternativa. O Facebook, LinkedIn e o Instagram, por exemplo, ajudam na captação de clientes e na troca de conhecimento sobre as principais tendências do mercado.
À medida que um profissional fica bem informado sobre mudanças na carreira e cursos de capacitação, mais condições terá de aperfeiçoar os serviços.
Nesta linha, se o profissional de contabilidade deseja ganhar maior reconhecimento junto ao público-alvo, é válido dedicar um tempo a um canal no YouTube e a um blog em que poderá destacar temas relevantes da profissão.
Leia também: Os Principais Desafios Da Contabilidade Na Era Digital
Habilidades para ser um profissional contábil do futuro
Diante de uma evolução natural e necessária e do avanço da tecnologia, o desafio do profissional na contabilidade do futuro é acompanhar as mudanças.
No futuro da contabilidade, a tecnologia aparece como uma aliada, que proporciona a expansão da atuação do contador e gera maior demanda pelos seus serviços.
Sem dúvida, um dos desafios do profissional contábil do futuro é ser tecnologicamente experiente para evoluir com a mudança da indústria. Conforme a transformação digital progride e mais empresas movem suas informações para sistemas baseados em nuvem, os profissionais precisam oferecer aos clientes análises financeiras atualizadas e permanecer competitivos.
Portanto, com a automação se tornando um aspecto importante da contabilidade, é crucial se preparar para o futuro da profissão, desenvolvendo as habilidades necessárias para realizar as tarefas administrativas, gerenciais e analíticas que a tecnologia não pode fazer.
Conclusão
Resumidamente, os principais desafios à frente dos profissionais de contabilidade no mercado de trabalho são:
- Manter-se sempre atualizado;
- Acompanhar as mudanças na legislação;
- Modernizar a forma de trabalho;
- Entender a evolução da contabilidade digital;
- Aplicar as mudanças digitais em seus processos;
- Conhecer todas as técnicas e processos para exercer suas funções;
- Lidar com os níveis de burocracia;
- Ser mais consultivo e estratégico;
- Garantir sua presença digital;
- Oferecer um atendimento personalizado.
O post Os desafios do mercado de trabalho para o profissional contábil apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui