Os trabalhadores já podem comemorar que, a partir de 15 de fevereiro, terá início o pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2023. De acordo com o governo, aproximadamente 23,6 milhões de trabalhadores irão receber o abono salarial este ano. O pagamento terminará em 17 de julho.
O trabalhador a partir de 5 de fevereiro de 2023 poderá realizar uma consulta para saber o valor exato que receberá. Eles terão até o dia 28 de dezembro deste ano para retirar o dinheiro.
Leia Também: Por que o atual ministro do trabalho é contra o saque-aniversário?
Quem tem direito?
- Terão direito ao abono salarial PIS os trabalhadores da iniciativa privada e o Pasep, os servidores públicos que receberam até dois salários mínimos mensais, em média, em 2021;
- O trabalhador deverá estar inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos. Os trabalhadores com carteira assinada precisam ter atuado por pelo menos 30 dias em 2021;
- Todos os cidadãos ainda precisam ter seus dados corretamente informados pelo empregador ao governo.
Não têm direito a receber o abono
- Empregados e empregadas domésticas;
- Trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
- Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
- Trabalhadores empregados por pessoa física equiparada à jurídica.
Como calcular o abono salarial?
Caso o salário mínimo seja confirmado no valor de R$ 1.320, é possível calcular o valor do pagamento ao multiplicar 1/12 do salário mínimo pelo número de meses trabalhados pelo beneficiário no ano vigente.
Os valores oficiais, no entanto, ainda não foram divulgados pelo governo federal. É esperado que a lista dos pagamentos seja publicada no Diário Oficial da União.
Leia Também: Lula toma importante decisão sobre o novo salário mínimo de 2023
Calendário de pagamentos de 2023 – PIS
Calendário de pagamentos – PASEP
O post Pagamento do abono salarial PIS/Pasep inicia em fevereiro. Confira datas apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui