O pente fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai estar focado nos segurados que foram convocados, eles têm até a semana que vem para agendar a perícia médica. Os comunicados foram enviados por carta, e-mail ou no banco, ao receber a convocação, a pessoa terá 30 dias para agendar o atendimento e evitar ter o benefício suspenso.
O INSS convocou em julho 170 mil segurados para fazer a reavaliação para comprovar a incapacidade.
Estão sendo convocados quem não realiza perícia médica há mais de seis meses para evitar irregularidades. Segundo o Instituto o pente fino irá até dezembro de 2021.
Embora esteja sendo exigida as pessoas que estão incapacitadas temporariamente realizar a perícia médica, o INSS também fará avaliações no Benefício de Prestação Continuada (BPC). As revisões serão realizadas por peritos médicos federais em horários extraordinários.
Para evitar o corte do benefício, você deve manter os seus dados atualizados nos sistemas do INSS e ao ser convocado atender prontamente.
O agendamento poderá ser realizado pela central de antedimento 135 ou pelo site, ou aplicativo Meu INSS. Havendo algum motivo que impeça o segurado de comparecer, ele deverá imediatamente remarcar o atendimento. Quem não atender aos chamados do INSS terá seu benefício suspenso.
No dia em que o segurado realizar a perícia, ele saberá à noite, a partir das 21 horas se o auxílio será mantido ou não. No entanto, não recebendo nenhuma resposta, significa que após a perícia, você ainda tem pendências com o INSS, como documentos que estejam faltando para regularizar sua situação.
Documentos necessários que você deverá apresentar no dia da perícia médica:
- RG; CPF; CNH ou CTPS;
- exames, laudos, receitas para comprovar a doença e o tratamento
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver;
- No caso de procurador ou representante legal, será necessário levar documento de identificação com foto, podendo ser RG, CNH ou CTPS e também o CPF.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Pente fino do INSS começa semana que vem apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui