No ano passado, o abono salarial PIS/Pasep não foi repassado à população, isso porque o governo precisou do recurso para auxiliar a manutenção de empregos diante da pandemia da Covid-19. Sendo assim, o que acabou adiando o abono salarial ano-base 2020.
Em fevereiro de 2022 começou a ser pago o abono salarial referente ao ano-base 2020. Em março o governo finalizou os repasses aos trabalhadores. Muitos trabalhadores acreditavam que também em 2022 fosse liberado o PIS/Pasep referente ao ano-base 2021.
Tudo indica que o governo só irá liberar os pagamentos do PIS/Pasep 2021 em e 2023. Não existe uma data oficial para isso acontecer.
Quem pode receber o PIS/PASEP?
Quem ainda não sacou o abono salarial referente ao ano-base 2020, tem até 29 de dezembro de 2022 para retirar o dinheiro. A para ter direito é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido em 2020 média de até dois salários mínimos;
- Ter trabalhado em 2020 durante 30 dias com carteira assinada;
- Estar com as informações atualizadas pelos empregadores na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).
Como saber quem tem direito ao PIS/PASEP?
Para quem trabalha com carteira assinada poderá saber se tem direito ao PIS (Programa de Integração Social) através do:
- Aplicativo Caixa Trabalhador;
- Site da Caixa;
- Telefone de atendimento da Caixa Econômica Federal: 0800 726 0207.
- Os servidores públicos têm direito ao Pasep, que é pago pelo Banco do Brasil. Para informações, basta ligar:
- Capitais e regiões metropolitanas 4004-0001;
- Demais cidade 0800 729 0001;
- Deficientes auditivos 0800 729 0088.
Como sacar o valor?
O trabalhador poderá sacar o PIS na Caixa, levando o documento de identificação com foto e com Cartão do Cidadão (caixas eletrônicos e lotéricas).
O servidor público pode sacar o Pasep nas agências do Banco do Brasil com documento de identificação e por transferência automática na conta de quem é cliente da instituição.
PIS/Pasep retroativo
O PIS/Pasep retroativo foi liberado pela Caixa Econômica Federal para um grupo de trabalhadores. O dinheiro é referente ao abono ano-base 2019 e 2020. O valor ainda pode ser sacado. Você poderá optar pela solicitação presencial do abono, por telefone, aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou e-mail.
Os trabalhadores que estiverem aptos a receber o benefício, podem baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital para consultar as informações sobre o abono salarial. Uma outra maneira de consultar o PIS pode ser realizada pelo telefone 800-726-0207, via atendimento Caixa ao Cidadão. Para o Pasep, as consultas estão disponíveis no site do Banco do Brasil.
Saiba como sacar abono salarial
Caso você solicite o saque do PIS por telefone, basta ligar para 158. Já quem optar realizar o procedimento por e-mail, poderá fazer através do endereço eletrônico: trabalho.uf@economia.gov.br. As letras “uf” devem ser trocadas pela sigla do estado onde mora o trabalhador. Veja o exemplo: trabalho.mg@economia.gov.br.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui