O abono salarial PIS/Pasep ano-base 2019 teve seu prazo para saque encerrado em 30 de junho de 2021. Quem não sacou o valor terá que esperar 2022 chegar, isso porque, o benefício não será pago em 2021.
Abono salarial foi adiado para 2022
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) em acordo com o Governo Federal, empresários e trabalhadores, decidiu suspender o abono salarial PIS/Pasep em 2021. O governo alegou que a suspensão foi a única forma de transferir recursos ao Benefício de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).
Desta forma, o ano-base 2020 que seria pago em 2021 foi transferido para o ano que vem. Há uma previsão que o calendário seja liberado em janeiro e o pagamento comece no mês de fevereiro.
Quem tem direito a sacar o abono salarial do PIS/Pasep?
Para receber o abono salarial PIS/Pasep, será necessário ter trabalhado 30 dias no ano anterior, ou 12 meses com carteira assinada, e ter recebido dois salários mínimos por mês, em média. Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente ao governo.
Trabalhador terá direito de receber até um salário mínimo (R$ 1.100, em 2021) dependendo do tempo trabalhado. Neste caso, se a pessoa trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. No entanto, se trabalhou um mês, ganha proporcionalmente: 1/12 do salário mínimo.
Depósitos pelo Caixa Tem
Desde 2020 que a Caixa Econômica Federal vem pagando o abono salarial do PIS para quem não possui conta-corrente ou poupança, através do aplicativo Caixa Tem. Desta forma, a Caixa abriu uma poupança social digital gratuita para quem ainda não tinha. Ela só pode ser movimentada pelo app, que está disponível para os sistemas de celular (Android ou iOS).
Pelo aplicativo é possível pagar boletos, realizar transferências e também fazer compras com cartão virtual.
Como saber se tem direito ao PIS/Pasep?
O trabalhador para saber se tem direito para receber o abono salarial precisará realizar uma consulta:
PIS (trabalhador de empresa privada): a consulta poderá ser feita através da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal 0800 726 0207 ou no No Aplicativo Caixa Trabalhador.
Pasep (servidor público): o servidor público poderá consultar a Central de Atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
O post PIS/Pasep: quem ainda pode sacar o abono salarial? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui