O PIS/Pasep será liberado aos trabalhadores na próxima terça-feira (8). O benefício foi suspenso no ano passado, sendo transferido seu pagamento para 2022. Neste ano será pago o abono salarial ano-base 2020.
Para ter direito de receber o abono salarial é necessário que se cumpra os requisitos exigidos pelo governo:
Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Não terão direito de receber o abono salarial
Trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física;
Trabalhadores rurais vinculados a empregador Pessoa Física;
Diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS;
Empregados domésticos;
Menores aprendizes.
Calendário de pagamento do PIS/Pasep
Neste ano será pago o abono salarial referente ao ano-base 2020, também as pessoas que não sacaram o PIS/Pasep referente ao ano-base 2019 vão poder retirar o dinheiro de acordo com o calendário disponível pela Caixa para a liberação do abono salarial em 2022.
Segundo informações, 320 mil trabalhadores deixaram de sacar o abono salarial referente ao ano de 2019. Por isso, não perca essa oportunidade. O governo liberou R$ 208 milhões para os trabalhadores que esqueceram de receber o benefício em 2019.
Lembrando que quem tem conta na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil precisará verificar se o valor do PIS/Pasep referente a 2019 não foi depositado em conta naquele ano.
Para quem não sacou o dinheiro referente ao ano-base 2019, poderá fazer no dia 31 de março de 2022, quando é encerrado o calendário vigente de pagamentos. A informação é do Ministério do Trabalho e da Previdência.
Abono salarial 2020
O abono salarial começará a ser depositado a partir do dia 8 de fevereiro para os trabalhadores com carteira assinada e 15 de fevereiro para os servidores públicos.
O trabalhador terá o prazo máximo até 30 de dezembro para retirar o dinheiro do abono salarial PIS/Pasep 2020.
Para receber o PIS/Pasep o cidadão precisará ter trabalhado em 2020 por pelo menos 30 dias com carteira assinada ou durante o ano inteiro. Confira a tabela de meses trabalhados e os valores:
Calendário PIS
Calendário Pasep
Cotas do PIS/Pasep
O trabalhador com direito às cotas do PIS/Pasep já podem retirar o valor. Cerca de 10 milhões de pessoas podem realizar o saque do montante que chega a R$ 23 bilhões.
Uma coisa é que o trabalhador precisa saber que o abono salarial e cotas do PIS/Pasep não são a mesma coisa.
Entenda
O abono salarial é pago anualmente ao trabalhador com carteira assinada e ao servidor público.
As cotas do PIS/Pasep é pago uma única vez na vida. As cotas podem ser sacadas pelos trabalhadores que exerceram alguma atividade com carteira assinada entre os anos de 1971 e outubro de 1988.
O trabalhador que já faleceu, seu herdeiro ou dependente poderá retirar o valor das cotas do PIS/Pasep. Para isso, será necessário entrar em contato com a Caixa ou com o Banco do Brasil.
O post PIS/Pasep será liberado na próxima 3ª feira. Veja se você tem direito apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui