Parece mentira, num momento difícil do país, que R$ 23 milhões foram esquecidos por trabalhadores que não sacaram as cotas PIS/Pasep. Os brasileiros que faziam parte das regras antigas vão poder sacar o valor. Mas antes que você pergunte, as contas PIS/Pasep não tem nada haver com o abono salarial que é pago anualmente ao empregado que exerce atividades com carteira assinada. Já as cotas do PIS/Pasep, é liberada uma única vez para algumas pessoas.
Quem tem direito de receber o valor das cotas do PIS/Pasep?
Quem trabalhou no período entre 1971 e 1988 vai poder sacar o valor liberado pelo Governo Federal. O dinheiro é destinado para trabalhadores que exerceram atividades com carteira assinada ou atividades em órgão públicos. Lembrando que o dinheiro está liberado para quem ainda não realizou o saque.
Segundo o governo, o dinheiro está disponível para você sacar até o dia 1° de junho de 2025. Após essa data, o dinheiro não sendo resgatado, voltará para os cofres da União e o governo poderá utilizá-lo.
Se o titular das cotas PIS/Pasep tiver falecido, o herdeiro legal poderá solicitar a retirada do valor.
Como consultar as cotas PIS/Pasep?
O PIS é uma responsabilidade da Caixa Econômica Federal e cabe a ela liberar os valores para os trabalhadores com carteira assinada.
O Pasep é uma responsabilidade do Banco do Brasil e cabe a ele liberar os valores para os servidores públicos.
No entanto, a Caixa Econômica Federal ficou encarregada de distribuir as cotas do PIS/Pasep para trabalhadores do setor privado e também para os servidores públicos.
Isso porque o Fundo PIS/Pasep foi extinto e seus recursos foram transferidos para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Para realizar uma consulta em relação aos valores das cotas PIS/Pasep, basta acessar o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS).
Para quem não tem acesso a internet, pode realizar a consulta em qualquer agência da Caixa, levando um documento de identificação.
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
O post PIS: R$ 23 bilhões estão à espera do trabalhador. Quem pode sacar? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui